Em vida

Em vida
NO FINAL TUDO DÁ CERTO

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

A VERDADE SOBRE COMO O DINHEIRO FUNCIONA

A Verdade Sobre Como o Dinheiro Funciona

A Verdade Sobre Como o Dinheiro Funciona


A Verdade Sobre Como o Dinheiro FuncionaVocê não tem culpa alguma de não entender sobre dinheiro e riqueza. Não é sua culpa não ter sido ensinado sobre educação financeira.
Por outro lado, é 100% sua responsabilidade aprender sobre dinheiro e riqueza e como se comportar em relação a dinheiro e riqueza.
Não é sua culpa não saber de algo, mas é sua responsabilidade descobrir como aprender.
Aceitar isso é o primeiro passo para seu amadurecer financeiramente e entender como o dinheiro funciona.
Afinal, não podemos ganhar um jogo que não entendemos.

Papai Noel dos adultos

Certamente você conhece a história do Papai Noel (quem não conhece?!).
O bom velhinho entra na sua casa pela chaminé (mesmo que você não tenha chaminé), deixa seu presente e parte com suas renas para deixar os demais presentes para todas as crianças do mundo.
Enquanto você é criança, é muito saudável acreditar em Papai Noel. Além de alimentar a fantasia da criança (o que é importante), ainda pode servir como estímulo para manter um bom comportamento e ser um filho exemplar :)
O problema é que muitas crianças crescem, tornam-se adultas, mas continuam achando que as coisas vão continuar “caindo do céu”.
Acreditam que, em algum momento, num passe de mágica, os problemas financeiros vão se resolver. Acreditam que vão ganhar na loteria ou receber uma herança de um familiar rico que nem conhecem.
Acreditam que seu gerente vai indicar os melhores investimentos para você ou que terão dinheiro suficiente para a aposentadoria.
O primeiro passo para amadurecer financeiramente é parar de acreditar nesse “Papai Noel” e começar a assumir responsabilidades.
Como mencionei no começo desse artigo, você não tem culpa alguma de não entender sobre dinheiro, mas é sua responsabilidade aprender sobre o dinheiro e como se comportar em relação a ele.

Quatro Paradigmas do Dinheiro

O livro Pai Rico, Pai Pobre é um divisor de águas na vida financeira de qualquer pessoa.
Se você ainda não leu, leia. Trata-se de uma leitura obrigatória.
Com uma linguagem bastante simples, você aprenderá o básico sobre como o dinheiro funciona.
Basicamente existem quatro paradigmas de dinheiro, que explicarei cada um mais adiante:
  • Conseguir dinheiro;
  • Ganhar dinheiro;
  • Fazer dinheiro;
  • Investir dinheiro.

Paradigma #1 – Conseguir Dinheiro

Esse é o modelo mais básico, que aprendemos quando ainda somos crianças.
Você quer comprar algo, então vai até seu pai ou sua mãe, pede dinheiro e ele(a) lhe dá. Então você consegue o dinheiro facilmente e imediatamente.
O problema é que muitas pessoas vivem nesse paradigma mesmo depois de adultos.
Quando querem comprar algo, simplesmente pedem um empréstimo ao banco, fazem um financiamento ou se desfazem de ativos por preços bem abaixo do mercado para conseguir o dinheiro imediatamente.
Quem vive baseado nesse modelo, nunca acumulará riqueza e provavelmente terá muitos problemas com dívidas.

Paradigma #2 – Ganhar Dinheiro

Este é o modelo que a maioria das pessoas vive, pois é como os empregados e autônomos lidam com o dinheiro.
Neste paradigma, você aprende que é possível trocar seu tempo e esforço por dinheiro. E assim faz diariamente, dedicando seu tempo e esforço ao trabalho e recebendo dinheiro no final do mês.
Em outras palavras, você ganha dinheiro em troca do seu tempo.
Com um pouco de educação financeira, é possível se manter longe das dívidas. Mas dificilmente conseguirá acumular riqueza se permanecer apenas neste paradigma.

Paradigma #3 – Fazer Dinheiro

O paradigma de fazer dinheiro geralmente está ligado a um negócio próprio.
Apesar de você trabalhar no negócio (‘gasta’ tempo e esforço nele), você também compra o tempo de outras pessoas, que por sua vez, geram mais dinheiro do que você gasta com elas.
Em outras palavras, o resultado financeiro gerado pelo seu negócio é superior aos gastos com salários dos funcionários e demais despesas.
É fácil entender que se trata de uma forma mais eficiente e inteligente de lidar com o dinheiro.

Paradigma #4 – Investir Dinheiro

Este é o melhor paradigma existente e que poucas pessoas sabem como funciona. Apesar de ouvirem falar diariamente sobre investimentos, elas pensam que entendem, mas não colocam em prática.
Este paradigma funciona da seguinte maneira:
  1. Você usa seu dinheiro para adquirir ativos;
  2. Estes ativos se valorizam e, muitas vezes, geram uma renda passiva mensal;
  3. Você praticamente não precisa gastar seu tempo e esforço com estes ativos.
Um exemplo bem claro é o investimento em ações.
Quando bem escolhida, uma ação se valoriza e ainda gera dividendos para você.
Outro exemplo muito comum é um investimento em imóveis (para aluguel).
Quando comprado de maneira inteligente, este imóvel tende a se valorizar e ainda gera retorno financeiro mensal através do aluguel.
No final das contas, se você investe em qualquer ativo que se valoriza ao longo do tempo e gera renda passiva, você está neste paradigma.
Se você observar, qualquer pessoa que consegue acumular riqueza tem sua vida financeira voltada para aquisição de ativos.

Conclusão – Recapitulando…

Digo e repito pela terceira vez: você não tem culpa alguma de não entender sobre dinheiro, mas é sua responsabilidade aprender sobre o dinheiro e como se comportar em relação ao dinheiro.
Neste artigo, mesmo sem entrar em detalhes, expliquei os quatro paradigmas do dinheiro:
  1. Conseguir dinheiro;
  2. Ganhar dinheiro;
  3. Fazer dinheiro;
  4. Investir dinheiro.
Citei dois exemplos para investir seu dinheiro (aplicações financeiras e imóveis), mas existem diversas outras alternativas.
Investir em aplicações financeiras pode não ser a forma mais rentável de acumular riqueza, mas certamente é a mais fácil e está ao alcance de todos.
E o Como Investir Dinheiro, livro eletrônico oficial do Quero Ficar Rico, é 100% dedicado a ensinar como investir nas melhores aplicações financeiras disponíveis no mercado.
Por fim, tenho certeza que este artigo será de grande valia para sua vida financeira caso você decida assumir sua responsabilidade de aprender e mudar seu comportamento em relação ao dinheiro.
E se tiver com alguma dúvida ou quiser colaborar com essa discussão, deixe um comentário.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário