Em vida

Em vida
NO FINAL TUDO DÁ CERTO

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

FALTA DE ANIMO


Falta de animo e motivação
Você é do tipo que acorda de manhã e não sabe por onde começar, alias nem sente vontade de sair da cama - não é por não saber o que fazer pois tem na cabeça tudo o que deve ser feito, mas não tem o menor animo para nada? Tudo parece sem graça e precisa de, literalmente, se arrastar para fazer qualquer coisa?
Porque tamanha falta de motivação?
Se você se sente desanimado por mais de seis meses e não consegue mudar mesmo que os amigos e familiares tentem oferecer passeios ou coisas que em outras épocas lhe dariam muita empolgação, você está em depressão.
A depressão piora quando não temos a sensação de que seremos bem sucedidos nas tarefas que "precisamos" fazer.
Vou explicar melhor: Nosso cérebro é constituído por uma região responsável pelas recompensas. Tudo o que a gente faz e tem boas recompensas teremos vontade de fazer de novo. O inverso também é verdadeiro, tudo o que fizermos que der resultados dolorosos não seremos mais impulsionados para atividades iguais ou parecidas.
Parece obvio, não? Tudo o que é bom desejaremos mais, o que for ruim nos afastaremos. Mas a grande subjetividade do ser humano complica tudo pois, muitas vezes nós não nos damos o direito de não gostar de alguma coisa e assim não temos a consciência do porque fugimos destas coisas. Por exemplo, você tem que limpar o armário, sabe que ter um armário limpo é muito bom, agradável e facilita para encontrar suas coisas, mas nada disso é suficiente para pular de alegria quando pensa em limpar armário? Porque, se teoricamente o resultado é positivo não deveríamos desejar a atividade? Não, porque no fundo você não foca o resultado final, ou seja, sua vida será facilitada ao encontrar cada objeto rapidamente em um armário limpo e organizado. Ao invés disso você foca no processo, ou seja no tempo que usará para limpar este armário e no trabalho que dará ao procurar panos de limpeza, pegar o balde água, etc.
Dei o exemplo da limpeza de armário, mas para entender o seu desanimo você pode colocar no lugar qualquer atividade: Ir à escola, ligar para os clientes, almoçar com amigos, comprar um presente, fazer academia, organizar uma pizza em casa, etc.
O cerebro da pessoa em depressão não consegue pensar em médio e longo prazo, não consegue nem imaginar a maravilhosa sensação de "missão cumprida" ao terminar um relatório para a empresa, ou outra tarefa qualquer.
A natureza tenta nos ajudar nisso, e podemos perceber essa ajuda na adrenalina que recebemos quando estamos correndo. Pense bem correr cansa, nos deixa suados e sujos então porque algumas pessoas simplesmente adora correr? Por causa da adrenalina que nosso cérebro produz quando corremos. É como se seu cérebro quisesse que você não parasse. Você já parou para pensar no porque de seu cérebro te incentivar a fazer certas coisas? A resposta está em nosso instinto de sobrevivência, em épocas remotas correr salvava vidas, um animal ou inimigo poderoso não poderiam ser enfrentado, teríamos que sair rápido do local, então nosso cérebro nos dá essa "mãozinha" oferecendo prazer nesta atividade, que de outra forma, seria muito chata.
Porque alguns perdem a capacidade de sentir prazer na vida?
Para uma grande maioria de pessoas é porque tiveram experiências destruidoras tão intensas que deixaram marcas tão profundas que parece que o cérebro "aprendeu" que não adianta e que não tem saída - eles serão vencidos, nunca vencedores.
Vou dar alguns exemplos. Pais, familiares ou colegas que abusaram do poder sobre as crianças, ou professores que não tiveram preparo suficiente para lidar com a natural criatividade das crianças acabam cerceando a livre expressão com a famosa frase "quem manda sou eu". Isso vai imprimindo no cérebro a informação de que os outros são sempre mais poderosos, mais importantes  e só lhe resta ficar num canto quietinho. Quando vão ver estão adultos e ainda funcionando conforme as informações destruidoras que um dia receberam.
Como vencer o desanimo e falta de motivação?
Identificar quais foram as informações destruidoras que seu cérebro imprimiu sem ao menos perceber que eram falsas mas que foram passadas por pessoas que tinham poder sobre você, é o primeiro passo. Não é uma tarefa fácil pois este conteúdo é algo que você tem em sua memória mais profunda, não é acessada no dia a dia, e mesmo que a identifique muitas vezes não associados estes acontecimentos do passado com os comportamentos e emoções atuais. Uma forma de conseguir isso é através do olhar treinado de uma pessoa que está fora desta dinâmica, ou seja um psicoterapeuta.
O segundo passo será a substituição desta informação destrutiva por outras, agora verdadeiras. Com certeza você terá sua via de volta e sua vontade de viver.
A  falta de animo e motivação é percebida quando passa a acordar de manhã sem saber por onde começar e sem vontade até mesmo para  sair da cama. Você sabe o que deve fazer  mas não tem animo nem para iniciar sua tarefas mais simples. Tudo parece sem graça e precisa de, literalmente, se arrastar para fazer qualquer coisa.

Falta motivação quando não há expectativas

Se você se sente desanimado por mais de seis meses e não consegue mudar mesmo que os amigos e familiares tentem oferecer passeios ou coisas que em outras épocas lhe dariam muita empolgação, é possível que você esteja em depressão. A depressão piora quando não temos a sensação de que seremos bem sucedidos nas tarefas que "precisamos" fazer.
Vou explicar melhor: Nosso cérebro é constituído por várias regiões e uma dela é responsável pelas recompensas. Tudo o que nos dá satisfação em realizar  teremos vontade de fazer de novo. O inverso também é verdadeiro, tudo o que fizermos que der resultados dolorosos não seremos mais impulsionados para atividades iguais ou parecidas.Parece obvio, não? Tudo o que é bom desejaremos mais, o que for ruim nos afastaremos.
A  subjetividade do ser humano complica tudo pois, muitas vezes nós não nos damos o direito de tomar consciência de que não gostamos de alguma coisa e assim não sabemos porque ficamos desanimados diante de algumas coisas. Por exemplo, você tem que limpar o armário, sabe que ter um armário limpo é muito bom, agradável e facilita para encontrar suas coisas, mas nada disso lhe provoca pulos de alegria quando pensa em limpar armário. Por que?  Se o resultado é positivo não deveríamos desejar a atividade? Não, porque no fundo você não foca o resultado final, ou seja, sua vida será facilitada ao encontrar cada objeto rapidamente em um armário limpo e organizado. Ao invés disso você foca no processo, ou seja no tempo que usará para limpar este armário e no trabalho que dará ao procurar panos de limpeza, pegar o balde água, etc.
Dei o exemplo da limpeza de armário, mas para entender o seu desanimo você pode colocar no lugar suas atividades: Ir à escola, ligar para os clientes, almoçar com amigos, comprar um presente, fazer academia, chamar amigos para uma pizza em casa, etc.
O cérebro da pessoa em depressão não consegue pensar a médio e longo prazo, não consegue nem imaginar a maravilhosa sensação de "missão cumprida" ao terminar um relatório para a empresa, ou outra tarefa qualquer. A natureza tenta nos ajudar  e podemos perceber essa ajuda na adrenalina que recebemos quando estamos correndo. Pense bem correr cansa, nos deixa suados e sujos então porque algumas pessoas simplesmente adoram correr? Por causa da adrenalina que nosso cérebro produz quando corremos. É como se seu cérebro quisesse que você não parasse. Você já parou para pensar no porque de seu cérebro te incentivar a fazer certas coisas? A resposta está em nosso instinto de sobrevivência, em épocas remotas correr salvava vidas, um animal ou inimigo poderoso não poderiam ser enfrentado, teríamos que sair rápido do local, então nosso cérebro nos dá essa "mãozinha" oferecendo prazer nesta atividade, que de outra forma, seria muito chata.

Alguns perdem a capacidade de sentir prazer pela vida

Para uma parte das pessoas a perda da capacidade de sentir prazer se deve a  experiências destruidoras tão intensas que deixaram marcas profundas, com isso parece que o cérebro "passa a pensar" que não adianta e que não tem saída - eles serão vencidos, nunca vencedores.
Vou dar alguns exemplos. Pais, familiares ou colegas que abusaram do poder sobre as crianças, ou professores que não tiveram preparo suficiente para lidar com a natural criatividade das crianças acabam cerceando a livre expressão com a famosa frase "quem manda sou eu". Isso vai imprimindo no cérebro a informação de que os outros são sempre mais poderosos, mais importantes  e só lhe resta ficar num canto quietinho. Quando vão ver estão adultos e ainda funcionando conforme as informações destruidoras que um dia receberam.

É possivel vencer o desanimo e falta de motivação

Identificar quais foram as informações destruidoras que seu cérebro imprimiu sem ao menos perceber que eram falsas pois foram transmitidas  por pessoas que tinham poder sobre você - este  é o primeiro passo. Pode não ser uma tarefa fácil pois este conteúdo é algo que você tem em sua memória mais profunda, não é acessada no dia a dia, e mesmo que a identifique muitas vezes não associados estes acontecimentos do passado com os comportamentos e emoções atuais. Uma forma de conseguir isso é através do olhar treinado de uma pessoa que está fora desta dinâmica, ou seja um psicoterapeuta. O segundo passo será a substituição desta informação destrutiva por outras, agora verdadeiras.
Você poderá ter sua via de volta e sua vontade de viver.
Fonte: http://www.marisapsicologa.com.br/falta-de-animo-e-motivacao.html

COMO POTENCIAR A MOTIVAÇÃO NA VIDA E NO TRABALHO


Inevitavelmente o trabalho é uma questão central na vida de todos nós. O trabalho influencia fortemente todas as outras áreas de vida. Existe uma bidirecionalidade de influências e motivações entre a vida e o trabalho. Cada vez que a motivação é afetada negativamente na nossa vida em geral, consequentemente o nosso trabalho sofre uma quebra. Ou ao invés, quando a nossa motivação no trabalho sofre um abalo, quando perdemos perspectivas de progressão e a satisfação diminui, também a motivação na nossa vida tem tendência a diminuir.
A motivação comprova-se como um grande potenciador da nossa qualidade de vida. Ou ao invés, a desmotivação tonar-se um tormento na nossa vida. Então, posso afirmar categoricamente que aprendermos estratégias para manter os nossos níveis de motivação adequados é promotor e potenciador de satisfação no trabalho e na vida em geral.
Este artigo surge na sequência da criação de um vídeo elaborado na EscolasTV, um projeto que pertence à Escola Plus, uma Rede Educacional de Blogs, constituída por: Escola PsicologiaEscola DinheiroEscola FreelancerEscola CriatividadeEscola WordPress e Escola Apostas ). O vídeo tem por título: EscolasTV Episódio 6 - Como Manter a Motivação no Trabalho.

VISÃO COMO PROMOTORA DA MOTIVAÇÃO

Imaginarmos algo que gostamos, ou que vislumbramos vir a fazer sentir-nos bem faz disparar a dopamina (uma hormona do bem-estar). A dopamina gera expetativas, faz-nos criar uma forte ligação entre a visão de sucesso de algo e a boa sensação que o nosso corpo regista nesse exato momento, e isto promove a criatividade. Nesse estado, podemos dizer que nos sentimos motivados para fazer coisas que façam acontecer aquilo que imaginamos e queremos alcançar. A visão de sucesso ou das tarefas que temos de realizar para obter o que tanto desejamos, funciona como um combustível que irá orientar a nossa energia na direção do objetivo traçado. Está assim imaginado e consequentemente criado na nossa mente o motivo para a ação. São as ações a que nos propomos, alimentadas pela energia criada pela visão e associada ao bem-estar provocado pela dopamina libertada na nossa corrente sanguínea que nos sentimos confiantes, alegres e animados para realizar o que é necessário para atingirmos os objetivos a que nos propomos.
Dica: Para potenciar a motivação, crie uma visão.

MOTIVAÇÃO E ENVOLVIMENTO

A capacidade que cada um de nós tem, ou não tem para nos envolvermos ativamente com o nosso trabalho, tarefa ou objetivos de vida condiciona em larga escala a qualidade dos mesmos. Quando me refiro ao envolvimento ativo, falo concretamente de nos colocarmos nas coisas, de interagirmos com elas, de prespetivarmos um bom retorno, uma ótima satisfação e alegria no resultado. Como promotor do envolvimento, temos de ter uma crença que possuímos algo para oferecer ao que temos em mãos, que conseguimos oferecer algo de nós no sentido de melhoramos a qualidade do nosso trabalho, tarefa ou objetivo. Quando temos a crença de que temos o poder de contribuir positivamente para o resultado das coisas que fazemos, ficamos envolvidos ativamente. Ficamos motivados para influenciar de forma positiva aquilo que fazemos, colocando um conjunto deestratégias para o sucesso em ação. E, certamente iremos sentir o retorno disso na forma de motivação.
A saber: O envolvimento funciona como uma força que nos empurra a dar algo a alguma coisa, promovendo desta maneira o retorno positivo, usualmente na forma de sucesso, satisfação e orgulho.

MOTIVAÇÃO E SENTIMENTO

O fim último de qualquer ação é vivenciar um determinado sentimento. Então, o cerne da motivação é conseguirmos diariamente colocarmo-nos num estado emocional propício ao impulso para a ação. Emoções e sentimentos jogam um papel preponderante no potenciamento das nossa ações. A capacidade que cada um de nós tem para associarmos emoções às nossas tarefas e objetivos de vida é um tremendo diferenciador de resultados. Promovemos o êxito, tanto mais quanto nos envolvermos com a ação (como descrevi no ponto anterior) de forma a anteciparmos o que queremos vir a sentir ao atingir os resultados pretendidos.
Dica: As emoções construtivas que conseguimos gerar no dia-a-dia, facilitam o nosso desempenho e consequentemente promovem o sucesso.

MOTIVAÇÃO E DINHEIRO

Trabalhamos para gerar riqueza. A humanidade está fundamentada num sistema económico em que o dinheiro é o instrumento de troca de serviços e bens. Neste sentido em grande parte das coisas da nossa vida e em especial no trabalho o dinheiro é um grande motivador para a ação. Ganhar dinheiro é um dos reforços mais eficazes da humanidade, apenas porque estamos organizados desta forma. Portanto, a grande maioria de nós trabalha para um retorno em dinheiro, e trabalhamos mais afincadamente quando perspetivamos um retorno maior. E, não tem mal nenhum nisso, pelo contrário. Devemos ser valorizados pelo nosso trabalho. No entanto, o que queremos na verdade não é ter dinheiro, mas sim o que esse dinheiro representa em coisas que podemos fazer ou obter. E na verdade, também não são as coisas em si mesmo que queremos ter, mas sim aquilo que elas nos permitem sentir e viver. O dinheiro é um ótimo reforço positivo, funcionando como um ótimo gatilho motivacional que estabelece uma ponte que dá acesso à experiência emocional.
A saber: O dinheiro é um veículo motivacional, mas não é o veículo.

MOTIVAÇÃO VS DESMOTIVAÇÃO

A perda, o fracasso, a falta de envolvimento, o retorno financeiro baixo, e um sentimento de mal-estar relacionando com o nosso trabalho, são alguns dos motivos que podem conduzir-nos à desmotivação. A motivação é algo subjetivo, é inerente à pessoa, é individual e específica. No entanto independentemente da subjetividade da motivação, algo é comum a todos nós. A motivação é fluída, inconstante e sofre abalos na relação com a vida. Por esta razão, todos nós já vivenciámos períodos de elevada motivação, ou ao invés, de uma elevada desmotivação. Ainda assim a vida não parou, continuámos a ter que realizar as nossas tarefas do dia-a-dia, incluindo o nosso trabalho. Certamente nos períodos de ausência de motivação, vimos o nosso desempenho diminuir, o rendimento é afetado negativamente e com isso disparam os sentimentos negativos que nos fazem sentir mal. Eventualmente podemos ter de lidar com a depressão momentânea, o que obrigada a um esforço acrescido para voltar a repor os níveis motivacionais aceitáveis.
Mas é possível quebrar as barreiras para o sucesso. Quando nos sentimos desmotivados é importante que consigamos orientar a nossa atenção nos objetivos. É importante tornar nítida a nossa visão. Temos de fazer um esforço para orientar as  ações pelos nossos objetivos, pela consciência que temos de que mesmo sentindo-nos em baixo é necessário continuar a fazer coisas. Ao continuarmos a movimentar-nos para a nossa meta, certamente iremos promover a nossa motivação. A motivação está fortemente relacionada com as coisas que fazemos. E, ao fazermos coisas, aumentamos a probabilidade de fazer algo que nos faça sentir bem, nesse momento promovemos a motivação.
A Saber: Na verdade a desmotivação não existe. O que existe é ausência de motivação. Tal como não existe a escuridão, o que existe é ausência de luz. A ausência de motivação instala-se quando o objetivo não mexe suficientemente connosco.
motivado

MOTIVAÇÃO E AUTOCONHECIMENTO

psicologia positiva tem vindo a estudar o ótimo funcionamento humano, a importância dos valores e virtudes que cada um de nós comporta e as emoções positivas em que nos focamos como promotoras de bem-estar. Ao longo da vida todos nós vamos conhecendo os diferentes estados de animo e estados emocionais em que melhor conseguimos ter um bom desempenho. Quanto maior e mais consciente for este tipo de conhecimento, quanto melhor nos conhecermos a nós mesmo e o que temos que fazer e acionar em nós no sentido de sentirmos mais energia e motivação, maior será a probabilidade de nos sairmos bem naquilo que pretendemos, ultrapassando os problemas pessoais. Quando sabemos que botões temos de carregar em nós mesmos para nos colocarmos no melhor estado de recursos perante um desafio, dificuldade ou exigência, melhor sucedidos seremos. Possuir autoconhecimento das nossas forças e fraquezas permite-nos evitar alguns equívocos na análise da nossa motivação. Permite perceber que por vezes, quando sentimos dificuldades e algum desinteresse em algumas tarefas ou desempenhos no nosso trabalho ou vida em geral, pode ter mais a ver com sermos fracos numa determinada área do que propriamente não termos motivação. E, aquilo em que somos  mais fracos pode sempre ser melhorado.

MOTIVAÇÃO E REALIDADE CRIADA

Nós criamos a nossa própria realidade. A realidade de vida de cada um de nós é subjetiva, estabelece relações com a nossa forma de pensar, com as nossas crenças e forma de olhar o mundo. A realidade criada, tal como na criação da sua visão, é algo que tem o seu início de forma imaginada. É no entanto suportada pelos nossos pensamentos, atitudes e comportamentos que expressamos nos nossos objetivos de vida e de trabalho. Se criarmos uma realidade com muitas limitações, baseada numa mentalidade pessimista ou numa atitude de vítima e miserabilista, as nossas ações irão expressar exatamente esse estado de espírito incapacitante.
Para potenciar a motivação importa então criarmos uma realidade vantajosa, que nos transmita energia, esperança, otimismo, alegria, e acima de tudo confiança em como iremos ser capazes de realizar aquilo que pretendemos, e ou minimizar os problemas que enfrentamos. Com uma noção de esperança e capacidade em mente, os níveis motivacionais sobem drasticamente, facilitando a nossa vida.
Citação: “Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.” – Walt Disney

O PODER DA REVISÃO DE OBJETIVOS

Falhas, recuos, erros, fracassos, tudo isto faz parte da vida.  Ao traçarmos objetivos e planejarmos determinados resultados na nossa vida e trabalho, em alguns seremos bem sucedidos e noutros iremos saborear o insucesso. Mas, o insucesso pode ser pontual, é apenas um momento da nossa vida em que os resultados não foram satisfatórios. Se soubermos estar atentos e analisarmos o conjunto de ações que nos levou a um resultado indesejado, podemos retirar informação útil para fazermos melhor numa próxima vez. A revisão de objetivos é um processo poderoso, não só para minimizar as falhas, erros e recuos quando elas se perspetivam, mas igualmente para traçar novos objetivos mais adequados à realidade que se nos apresenta.
Dica: Ao revermos os objetivos e adequarmos a estratégia, a nossa motivação é revigorada.

MOTIVAÇÃO E EXPECTATIVAS

As expetativas que vamos criando para nós direcionam a nossa motivação. É importante termos expetativas positivas acerca dos nossos objetivos de vida e de trabalho. Num estado abatido, com baixas expetativas, por certo a motivação sofre um abalo negativo. Começam a emergir sintomas da negatividade. A ansiedade instala-se, a desmotivação e o pessimismo ganham vantagem e as expetativas entram num ciclo catastrófico. É consensual que as expetativas que traçamos para nós devem ser edificadas sobre uma forte dose de positivismo. Instale o pensamento positivo e asatitudes positivas na sua vida, as expetativas vão ser uma consequência da sua mentalidade. Ao deparar-se com dificuldades, alinhe as expetativas com as suas capacidades. Se ganhar uma percepção de capacidade entre as suas expetativas e autoconfiança para atingir as suas metas, a felicidade emerge no seu horizonte.
Citação: “A infelicidade tem a sua melhor definição na diferença entre as nossas capacidades e as nossas expectativas.” – Edward Bono

MOTIVAÇÃO, FALHAS E RISCOS

Através da descrição nos pontos anteriores, podemos perceber que a motivação está dependente e relaciona-se com vários domínios da nossa vida. É na verdade um construto que toca em muitas das nossas ações, atitudes e comportamentos. Também constatámos que as falhas, fracassos e riscos andam de mãos dadas com os objetivos a que nos vamos propondo. Mas, existe um ponto sobre o qual gostaria da sua especial atenção:
A reter: A motivação é uma decisão, depende de si mesmo.
Esta ideia acerca da motivação, permite que você possa decidir que posição quer tomar sempre que o fracasso ou a falha apareça para minar o seu trabalho ou objetivos de vida. Aquilo a que você se propõe fazer é que vai determinar a inutilidade, ou não, do fracasso ou falha. A forma como olha para os percalços da vida, irá fazer deles catastróficos, ou ao invés uma possibilidade de aprender como os erros.
A Reter: Não existem fracassos. O que existe são resultados não satisfatórios.
FONTE: http://www.escolapsicologia.com/como-potenciar-a-motivacao-na-vida-e-no-trabalho/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário