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NO FINAL TUDO DÁ CERTO

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

DESPERTE A INTELIGÊNCIA QUE ESTA DENTRO DE VOCÊ


Desperte a Inteligência que está Dentro de Você!
Um das frases que aprecio diz que: “árvore que dá frutos é a que leva pedrada”. Tenho falado e escrito sobre a inteligência em nossas vidas em aspectos variados, mas gostaria de dedicar algumas linhas escrevendo sobre como você pode descobrir sua própria inteligência. Mas saiba que quanto mais você se destacar por sua inteligência, maiores serão as criticas sobre você.
Quem não é visto, não é lembrado. A partir dessa afirmativa podemos imaginar a importância de sermos vistos, de nos destacarmos, principalmente no campo profissional.
Quando nascemos às pessoas dizem, que criança linda é a cara da Mãe, do Pai ou dos dois. A questão é: Qual será a verdadeira cara dessa criança? Qual é a nossa verdadeira cara?  Somos nós mesmos ou tentamos nos parecer com alguém que admiramos e queremos copiar?
Penso que, cada vez que tentamos ser como alguém, nos distanciamos de nós mesmos e respectivamente de nossa inteligência, porque não só copiamos outra pessoa, como tentamos pensar como ela pensa. Esse é um dos grandes obstáculos para desenvolvermos nossa própria inteligência. Claro que temos que ter referências positivas de outras pessoas que se destacam, para sermos, também, uma referência positiva na vida de outras pessoas. Para isso precisamos desenvolver nossa própria inteligência.
Um grande amigo me emprestou um livro de 561 páginas sobre a vida do Físico Albert Einstein, me interessei de imediato pela leitura, mesmo sabendo que jamais alcançaria a genialidade do Einstein eu não refutei a possibilidade de tentar compreender de onde vinha  tamanha inteligência que o tornou “imortal” por ter feito e descobertos coisas notáveis.
Einstein fez provas para admissão na Escola Politécnica de Zurique na Suíça, conseguindo aprovação em Física e Matemática, ficando reprovado na prova geral que incluía Literatura, Francês, Zoologia, Botânica e Política.  Einstein foi aconselhado pelo Diretor da Escola a se preparar para admissão na Escola de Aarau, era a escola perfeita para ele. Nessa Escola o ensino inspirava-se na filosofia do reformador da educação do inicio do século XIX, o suíço Johann HeinrichPestalozzi, que considerava importante cultivar a dignidade interior e a individualidade das crianças (alunos), permitindo que esses estudantes chegassem a suas próprias conclusões sobre as teorias ali aprendidas.
Quando  comparado aos seis anos de estudos num ginásio alemão autoritário, Einstein diria mais tarde, “o aprendizado ali (em Aarau) mostrava claramente o quanto uma educação baseada na liberdade de ação e na responsabilidade individual era superior ao sistema de imposição por alguma autoridade.”Autoridade que nos rotula inteligentes por decorarmos conceitos e tirando a nota 10 para, digamos, registrar essa “Inteligência” em um arquivo, sem ao menos termos a chance de praticá-la no decorrer de nossas vidas.
A partir dessa leitura, comecei a entender que as pessoas que desejam desenvolver sua inteligência, são aquelas que não se conformam com algumas convenções e são incansáveis quando o foco é esgotar todos os “por quês” da vida.
A lição que podemos aprender com essa afirmação de Einstein, é que se formos livres para pensar sobre alguma coisa, com responsabilidade, da forma mais simples para nosso entendimento, sem a pressão da teoria dogmática ou convencionada, poderemos desenvolver nossa inteligência de forma mais simples e eficaz, haja vista ser uma questão lógica procurarmos facilitar nosso entendimento sobre as coisas que nos cercam.
Vejamos alguns possíveis fatos que obstruem nossa capacidade de desenvolvimento intelectual.
Sempre gostei de ler as revistinhas em quadrinhos, alias é praticamente o primeiro contato com a leitura de uma criança a partir de seis anos. Então, temos contatos com nossos “heróis” das revistinhas que são diversos, o Cebolinha que fala errado trocando o R pelo L e é medroso, vive correndo de uma menina que quer bater nele o tempo todo, entre seus amiguinhos um deles não gosta de tomar banho o outro é um “caipira”, o único que vai a escola, fala errado e a professora não o corrige, diga-se de passagem.
Quem não conhece outro “herói” que temos contato nas leituras infantis, representado por um papagaio, morador de um “morro”, “favela” ou “comunidade” carioca, que não trabalha faz o tipo malandro experto e vive à custa da namorada?  Bons exemplos infantis não?
Como se não bastasse há pouco tempo fomos brindados por uma telenovela em que as crianças eram felizes porque passavam o dia inteiro brincando em um “lixão” e não na escola.
Consegue perceber a crueldade do sistema em que vivemos, em facilitar a obstrução do desenvolvimento intelectual das pessoas através desses exemplos aqui citados?
Comece a exercitar sua inteligência a partir de agora se concentrando em observações seletivas, que possa leva-lo a sua liberdade de pensamento positivo com responsabilidade individual.  Escolha conversar com pessoas que realmente são boas referências, opte por leituras bem desenvolvidas em seu contexto, assista programas que ajudem a compreender as coisas reais e não aqueles que nos levam ao um mundo superficial de fantasias e distantes de nossa realidade.
Estude da maneira que for mais fácil para sua compreensão e entendimento, não se sentindo obrigado (a) decorar conceitos sem saber ao final pra que eles servirão, além de uma simples nota registrada em seu histórico escolar.
Se exponha mais, cure uma possível topofobia (medo de falar em público). Lembre-se: “arvore que da fruto é a que leva pedrada”.
Você pode alcançar a “imortalidade”, basta ser inteligente e fazer apenas uma coisa notável.
Fonte:http://inteliex.wordpress.com/artigos-2/

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