Em vida

Em vida
NO FINAL TUDO DÁ CERTO

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

DITOS POPULARES


Você sabe de onde vêm os ditos populares? Faça o teste e descubra se você está dando "bom dia a cavalo"


Especialistas desvendam significado de expressões como "arroz de festa", "onde Judas perdeu as botas", "quinto dos infernos" e outros

LEONARDO SOARES - GAZETA ONLINE


Noivos recebem chuva de arroz
Noivos recebem chuva de arroz: em Portugal, grão também está no cardápio, daí a expressão "arroz de festa"

Aquela pessoa que não perde uma é "arroz de festa". Um banquete delicioso é de se "comer com os olhos". Um lugar longe é "lá onde Judas perdeu as botas". Ditos populares brotam com a mesma facilidade que a população aumenta, mas pouca gente sabe, por exemplo, que a expressão arroz de festa vem da tradição portuguesa de colocar sobremesas de arroz no cardápio dos casamentos, que comer com os olhos tem origem num hábito dos deuses da Roma antiga, que o paradeiro das botas de Judas depois de trair Jesus virou um mistério e por isso significa "lugar misterioso".
No final da reportagem, teste seus 
conhecimentos sobre ditos populares
Mas, como "apressado come cru", é bom conhecer a origem ou o significado das expressões antes de propagá-las por aí. Para isso, fomos buscar a ajuda do presidente da Comissão Espíritossantense de Folclore, Eliomar Mazocco; do historiador Luiz Guilherme Santos Neves e do escritor e jornalista Adilson Vilaça, que garante: para ser um ditado popular, a frase não pode ter um dono. 
"O provérbio tem que ser anônimo. Se tiver autor, não é provérbio. É uma frase de fulano de tal. O Millôr Fernandes tinha muitas frases e até um livro de fábulas com as frases dele. Uma delas é 'O ser humano nasce original e morre como plágio', criticando as plásticas, as transformações ao longo da vida. Caberia perfeitamente como um provérbio. Mas é dele, é assinado. Então não pode ser", esclarece.
foto: Bruno Miranda - Arquivo AG
Luiz Guilherme Santos Neves historiador
Segundo o historiador Luiz Guilherme Santos Neves, os provérbios podem destruir uns aos outros. "Se a gente for confrontar um com o outro, são contraditórios. Como cabem para qualquer situação, acabam negando uns aos os outros"
Um provérbio, ou ditado popular, nem sempre tem a origem conhecida. Ele pode surgir de um fato histórico, como "fazer nas coxas", em alusão às telhas coloniais no Brasil, moldadas nas coxas dos escravos e imperfeitas, já que cada escravo tinha uma medida diferente. Como não ficavam iguais, a goteira em dia de chuva era inevitável e a culpa era do escravo, a frase é usada para classificar algo imperfeito.
A regra principal de um dito popular é apresentar um conselho, uma recomendação ou uma lição de moral em determinada ocasião. É uma síntese do que originalmente seria dito em muitas palavras. Pode ter rima ou não, dependendo da criatividade, e pode usar à vontade no dia a dia.

O historiador Luiz Guilherme Santos Neves explica que não é preciso ser intelectual ao extremo para criar um ditado popular. As melhores expressões podem surgir de uma conversa sobre qualquer tipo de assunto. "Ocorre naturalmente, em uma conversa qualquer entre duas pessoas. É uma fórmula verbal, produto da própria experiência do povo, que se aplica a situações específicas".

E a apropriação regional de uma frase é bastante comum de acontecer. Cada "tribo" utiliza os ditados populares que mais contextualizam com a realidade local, lembra Eliomar Mazocco. "As frases vão ganhando os seus contextos locais. No Espírito Santo era muito comum ouvir as pessoas dizerem: 'Foi ao Convento, perdeu o assento'. Tem tudo a ver conosco. Então é ainda mais fácil de uma expressão dessas fazer sucesso".
Só não vale usar ditado popular como vírgula, recorrendo em todas as situações. Nesse caso você pode incomodar, alerta o escritor. "São os recitadores de provérbio. Quando você usa isso de maneira comedida, é legal. Senão você vira um repetidor, aí não vale a pena. Você vira um repetidor". Então, para quem adora essas frases de efeito para comentar ou justificar um problema, aí vão algumas delas.

Ditados populares
1 - De grão em grão, a galinha enche o papo
O sentido desse dito popular é que as coisas devem ser feitas aos poucos, comedidamente. A cada passo vai se constituindo uma nova etapa e, sendo vencida essa etapa, até chegar a um objetivo final leva-se um certo tempo. Mas um dia você chega lá. Cabe a um grande projeto, por exemplo.


2 - Comer com os olhos
De origem romana, esse dito vem das cerimônias religiosas em que os deuses ganhavam um banquete como presente. Só que eram deuses, então só viam a comida. Se alimentavam com os olhos. Daí, historicamente, o termo é passado à frente. Significa olhar, sem tocar.
Ditados populares
3 - Vá para o quinto dos infernos
Diferente do que muitos pensam, a expressão não faz alusão à cobrança do Quinto, imposto cobrado sobre o ouro explorado durante o Brasil colonial. A origem do ditado popular que manda o outro para um lugar longe e ruim é, na verdade, quase literal. E faz referência a um lugar bem remoto. Tem relação à quinta dos infernos, uma das "camadas" mais profundas do inferno.

4 - Desgraça pouca é bobagem
As pessoas recorrem para tentar atenuar uma situação em que parece ser desfavoráel. Poderia ser pior. ainda vem muita coisa pela frente, além do pouco de ruim que já chegou.
Ditados populares
5 - Santo de casa não faz milagre
É um ditado que mostra que normalmente as pessoas não recorrem aos familiares para encontrar grandes soluções, simplesmente por não acreditarem que a solução possa partir de pessoas próximas, parciais. Não é o médico da família que vai tratar o doente da família, sugere a expressão. É preferível alguém de fora, até para dar mais seriedade ao diagnóstico, à informação ou à avaliação.

6 - De boas intenções o inferno está cheio
Geralmente as pessoas querem se passar por boas, fazer recomendações e dar conselhos. Mas nem sempre a boa intenção ou o bom conselho é bem intencionado. É uma posição de dúvida ou até de descrédito àquele conselho.
Ditados populares
7 - Quem desdenha quer comprar
Quem desmecere aquilo que está sendo objeto da negociação, procurando desvalorizá-lo de alguma forma, na verdade tem o interesse de comprar por um preço mais econômico, o que é bem mais interessante. É uma tentativa de menosprezar aquilo que você, no fundo, deseja obter. Você tira por menos, quando na verdade você quer.

8 - Lá onde Judas perdeu as botas
Uma das hipóteses, bastante compartilhada na internet, mas não confirmada, é que Judas se enforcou descalço depois de trair Jesus. O motivo teria sido para se livrar da culpa de ter guardado o dinheiro da traição dentro das botas. Como ninguém mais achou as botas e o dinheiro, o lugar onde Judas perdeu as botas virou um mistério. Hoje em dia, virou sinônimo para um lugar muito longe ou misterioso.
Ditados populares
9 - Você é arroz de festa
Essa expressão é usada para pessoas que não perdem uma festa, estão em todos os eventos que são convidadas (ou não). A origem vem da antiga tradição de jogar arroz nos noivos para comemorar o casamento. Em Portugal, além da chuva de arroz, também havia um banquete de arroz. Arroz doce e outras sobremesas feitas com o grão eram a característica principal das festividades: se tem festa, tem arroz...

10 - É pela boca que se amarra o saco
Independente de um saco cheio e um saco vazio, uma certeza é que ele será fechado pela boca. Significa que é logo no começo que se estabelecem as regras e se fecham as condições de um ajuste ou de um negócio. É de começo que se fecha o saco. Já está colocado o modo de agir e de se entender logo no começo.
Ditados populares
11 - Papagaio come milho, periquito leva fama
Nem sempre o mérito é reconhecido àquele que dele se faz merecedor. É alguém que tira vantagem de alguma coisa e que, na verdade, não é quem preparou ou elaborou todo o processo. Sempre chega alguém, posteriormente, e leva a vantagem.



12 - Olho por olho, dente por dente
É tipicamente o provérbio da vingança. Como se a pessoa partisse para uma desforra. Se te tirou um olho, você tira outro em troca. É uma compensação a um mal causado anteriormente. É muito comum esse dito, como ameaça.
Ditados populares
13 - Na cama que farás, nela te deitarás
É algo como "quem semeia vento, colhe tempestade". É um provérbio que dá a entender que no futuro a prática maléfica vai voltar contra a própria pessoa que praticou o mal. Se você semeia coisas boas, é o que um dia você vai plantar. Da mesma forma, o lado negativo também acontece. Cabe a você decidir como fará a cama, lembrando que é você quem se deitará nela.

14 - Casa da Mãe Joana
Os homens mais influentes do Brasil no Segundo Império se encontravam em prostíbulos no Rio de Janeiro. Um deles, conmandado por uma mulher chamada Joana, seria o preferido dos medalhões. Por eles mandarem em tudo e todos no país, mais ainda na casa de propriedade de Joana, o termo ficou famoso como um local sem ordens, ou com ordens de gente demais.
Ditados populares
15 - Em terra de cego, quem tem um olho é rei
Dá a entender que em um lugar, situação ou localidade em que ninguém conhece a fundo um problema, alguém que tenha qualquer conhecimento a mais passa-se por sábio e vira o grande entendedor daquilo que está em discussão. Bastou conhecer um pouco mais sobre o assunto em foco para prevalecer a posição como o melhor conhecedor.
Teste seus conhecimentos

Com as informações dadas no enunciado - origem ou significado-, tente descobrir qual é a opção correta do ditado popular.

1) Esse ditado popular tem origem grega. O deus Hermes era questionado sobre diversos assuntos por meio de um intercessor. O fiel dizia algo ao pé do ouvido desse mensageiro, que cobria a cabeça com um tecido e ia para as ruas. As primeiras palavras ouvidas entre a população seriam a resposta de Deus.

a) Deus ajuda a quem cedo madruga
b) A voz do povo, a voz de Deus
c) Se Deus é por nós, quem será contra nós?

2) Diz a sabedoria popular que duas igrejas da cidade mineira de Ouro Preto foram presenteadas, mas com um presente só: a imagem de uma santa. Para decidir em qual igreja seria exposta, foi colocado um burro entre os dois templos. Para onde o burro fosse, era o destino da santa. Após uma igreja sair vencedora descobriu-se que era um golpe, pois o burro foi treinado pelo pároco para ir até a igreja vencedora.

a) Vá se queixar com o bispo
b) Santa do pau oco
c) O conto do vigário

3) O antigo rei do Chipre e de Jerusalém, Duque Emanuele Filiberto di Savoia e conhecido como ***, tinha somente o título de nobreza, mas não exercia nenhum poder. Daí vem a expressão atribuída a quem parece ser responsável por algo, mas que na verdade é apenas figurante.

a) Testa de Ferro
b) Mão de Ferro
c) Máscara de Ferro

4) Esse dito popular surgiu ainda no período de escravidão no Brasil. As primeiras telhas coloniais das casas brasileiras eram feitas de argila, moldadas nas pernas dos escravos que vieram da África. Significa “fazer de qualquer jeito”.

a) Sebo nas canelas
b) Feito nas Coxas
c) Perna de pau

5) Esse dito é marcado pelo tempo certo, clássico do século 19, que regulava o final das visitas e ditava o momento das despedidas. Significa alguém que dita regras e limita a felicidade alheia.

a) Cheio de nove horas
b) Quem fala demais, dá bom dia a cavalo
c) Farinha pouca, meu pirão primeiro

6) Enlouquecida, Dona Maria I, mãe de D. João VI, foi impossibilitada de governar Portugal e afastada do trono. Por esse motivo, se recolheu e só era vista na companhia de muitas damas de companhia. O fato virou dito popular e caiu no gosto das pessoas, falando de quem não tem opinião própria.

a) Maria leva e traz
b) Maria corpo mole
c) Maria vai com as outras

7) Quando alguém é fora do normal, geralmente no sentido de ser bagunceiro ou implicante, acaba se assemelhando a um objeto que não pode ser utilizado.

a) Da lata furada
b) Da faca cega
c) Da pá virada

8) Amenizar uma situação delicada não é fácil. Mas a sabedoria popular ensina uma forma de resolver essa situação utilizando alternativas. Para acalmar os ânimos e baixar as temperaturas em uma situação difícil, o ditado recomenta:

a) Colocar panos quentes
b) Se não há remédio, remediado está
c) Saúde é o que interessa

9) Quando alguém esconde os próprios defeitos e mostra ser uma pessoa generosa, somente para se beneficiar, ela acaba recebendo um apelido bastante comum para caracterizar pessoas falsas. Afinal, de santa ela não tem nada.

a) Lobo na pele de cordeiro
b) Santa do pau oco
c) Duas caras

10) Na história do Brasil, o início do século passado foi caracterizado pela chegada de milhares de imigrantes de vários países. A maioria deles para trabalhar na roça. Mas os proprietários de terra esperavam que os novos trabalhadores das fazendas trouxessem as suas próprias ferramentas. Mas se chegassem com as mãos Vazias, davam a impressão de que não queriam trabalhar. O fato deu origem ao ditado que diz que os menos favorecidos vivem...

a) A ver navios
b) Com as mãos abanando
c) De mão cheia



Confira abaixo as respostas do Quiz sobre ditados populares. Veja quantas respostas você acertou. As opções corretas estão na cor vermelha:

Quiz

Com as informações dadas no enunciado - origem ou significado-, tente descobrir qual é a opção correta do ditado popular.

1) Esse ditado popular tem origem grega. O deus Hermes era questionado sobre diversos assuntos por meio de um intercessor. O fiel dizia algo ao pé do ouvido desse mensageiro, que cobria a cabeça com um tecido e ia para as ruas. As primeiras palavras ouvidas entre a população seriam a resposta de Deus.

a) Deus ajuda a quem cedo madruga
b) A voz do povo, a voz de Deus
c) Se Deus é por nós, quem será contra nós?

2) Diz a sabedoria popular que duas igrejas da cidade mineira de Ouro Preto foram presenteadas, mas com um presente só: a imagem de uma santa. Para decidir em qual igreja seria exposta, foi colocado um burro entre os dois templos. Para onde o burro fosse, era o destino da santa. Após uma igreja sair vencedora descobriu-se que era um golpe, pois o burro foi treinado pelo pároco para ir até a igreja vencedora.

a) Vá se queixar com o bispo
b) Santa do pau oco
c) O conto do vigário

3) O antigo rei do Chipre e de Jerusalém, Duque Emanuele Filiberto di Savoia e conhecido como ***, tinha somente o título de nobreza, mas não exercia nenhum poder. Daí vem a expressão atribuída a quem parece ser responsável por algo, mas que na verdade é apenas figurante.

a) Testa de Ferro
b) Mão de Ferro
c) Máscara de Ferro

4) Esse dito popular surgiu ainda no período de escravidão no Brasil. As primeiras telhas coloniais das casas brasileiras eram feitas de argila, moldadas nas pernas dos escravos que vieram da África. Significa “fazer de qualquer jeito”.

a) Sebo nas canelas
b) Feito nas Coxas
c) Perna de pau

5) Esse dito é marcado pelo tempo certo, clássico do século 19, que regulava o final das visitas e ditava o momento das despedidas. Significa alguém que dita regras e limita a felicidade alheia.

a) Cheio de nove horas
b) Quem fala demais, dá bom dia a cavalo
c) Farinha pouca, meu pirão primeiro

6) Enlouquecida, Dona Maria I, mãe de D. João VI, foi impossibilitada de governar Portugal e afastada do trono. Por esse motivo, se recolheu e só era vista na companhia de muitas damas de companhia. O fato virou dito popular e caiu no gosto das pessoas, falando de quem não tem opinião própria.

a) Maria leva e traz
b) Maria corpo mole
c) Maria vai com as outras

7) Quando alguém é fora do normal, geralmente no sentido de ser bagunceiro ou implicante, acaba se assemelhando a um objeto que não pode ser utilizado.

a) Da lata furada
b) Da faca cega
c) Da pá virada

8) Amenizar uma situação delicada não é fácil. Mas a sabedoria popular ensina uma forma de resolver essa situação utilizando alternativas. Para acalmar os ânimos e baixar as temperaturas em uma situação difícil, o ditado recomenta:

a) Colocar panos quentes
b) Se não há remédio, remediado está
c) Saúde é o que interessa

9) Quando alguém esconde os próprios defeitos e mostra ser uma pessoa generosa, somente para se beneficiar, ela acaba recebendo um apelido bastante comum para caracterizar pessoas falsas. Afinal, de santa ela não tem nada.

a) Lobo na pele de cordeiro
b) Santa do pau oco
c) Duas caras

10) Na história do Brasil, o início do século passado foi caracterizado pela chegada de milhares de imigrantes de vários países. A maioria deles para trabalhar na roça. Mas os proprietários de terra esperavam que os novos trabalhadores das fazendas trouxessem as suas próprias ferramentas. Mas se chegassem com as mãos Vazias, davam a impressão de que não queriam trabalhar. O fato deu origem ao ditado que diz que os menos favorecidos vivem...

a) A ver navios
b) Com as mãos abanando
c) De mão cheia


Fonte : http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/05/noticias/especiais/1234838-voce-sabe-de-onde-vem-os-ditos-populares-faca-o-teste-e-descubra-se-voce-esta-dando-bom-dia-a-cavalo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário