Em vida

Em vida
NO FINAL TUDO DÁ CERTO

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

COMO SER UMA PESSOA CARISMÁTICA

Criado por Sabrina L. Furtado, Rafael Bemerguy, Jack.aw e 1 outro
Você já notou como algumas pessoas têm a habilidade de cativar absolutamente a todo mundo? Não importa sua aparência ou quanto dinheiro elas tem, estas pessoas podem simplesmente entrar em uma sala e serem instantaneamente o centro das atenções. Quando elas saem, as pessoas a imitam. Isso é carisma - um tipo de magnetismo que inspira confiança e adoração. Assim como a beleza, a sorte e a posição social, o carisma pode abrir muitas portas na vida. Contudo, embora estas outras qualidades sejam difíceis de obter, qualquer um pode ser mais carismático. Basta seguir estas dicas simples para aprender como.

Passos

  1. Be Charismatic Step 1 Version 2.jpg
    1
    Exale confiança. Carisma não é a mesma coisa que confiança, mas parecer confiante pode torná-lo mais carismático, porque sua confiança deixará as outras pessoas tranquilas e irá inspirar fé em suas habilidades. Se as pessoas virem você como uma pessoa confiante, elas irão naturalmente querer estar ao seu redor. Eis como ser confiante:
    • Seja positivo. Pessoas confiantes são geralmente positivas, porque amam quem são e o que fazem. Não comece uma conversa criticando outra pessoa, lugar ou figura política. Ao invés disso, concentre-se nas coisas que ama, o que irá atraír o interesse das pessoas e fará com que elas queiram estar ali com você. Se você soar como alguém que odeia tudo em seu caminho, as pessoas irão se preocupar por conta da sua vibe negativa e sairão de perto.
    • Fale com confiança. Falar com confiança não significa falar mais do que todo mundo, ou mais alto que todo mundo. Diga algo importante e diga com convicção. Fale num ritmo relaxado e fale claramente. Varie sua entonação, ritmo, volume e intensidade para enfatizar as palavras mais importantes e para manter seu discurso interessante. Pratique falar com confiança, você pode se gravar falando, e certifique-se de que você soa confiante enquanto fala.
    • Para parecer confiante, primeiro você tem que ser confiante. As pessoas realmente confiantes amam quem são, o que fazem e a sua aparência. Se você não se sente confiante por dentro, trabalhe em enfatizar suas boas qualidades, lidando com as falhas e melhorando sua aparência para mostrar que ela importa para você.
      • Lembre-se que se você ainda estiver tentando desenvolver sua confiança interior, ter uma voz, roupas e linguagem corporal confiante vale muito para fazer com que as pessoas achem que você é confiante.
  2. Be Charismatic Step 2 Version 2.jpg
    2
    Demonstre carisma através da sua linguagem corporal. Ela pode dizer muito sobre como você se sente em relação a si mesmo e pode ajudar você a parecer mais disponível para os outros. A linguagem corporal errada pode fazer você parecer tímido ou indeciso, então é importante movimentar-se de forma a mostrar que você é confiante, engajado e vivo. Eis como fazer isso:
    • Uma pessoa carismática anda ereta e caminha com passos firmes e determinados. Ela entra em uma sala de estranhos com orgulho, pronta para abraçar uma nova oportunidade. Ela também faz gestos com suas mãos ao invés de cruzar os braços.
    • Melhore sua postura. Nada denota mais confiança do que uma boa postura. Fique de pé ou sente-se de forma ereta, mas não dura. Quando você for apresentaod a alguém, dê um aperto de mão firme e olhe a outra pessoa nos olhos. Demonstre uma linguagem corporal positiva enquanto fala com alguém, ou mesmo quando estiver apenas esperando. Sente-se de frente para a pessoa ou pessoas que você está conversando, descruze os braços e pernas e mantenha suas mãos longe do rosto. Olhe tranquilamente e não de forma inquieta ou passando nervosismo.
    • Pense em seus próprios gestos. Quando você fala, sua linguagem corporal te apoia, ou você parece nervoso, indiferente ou entediado? Se você for apaixonado por algo, seus gestos comunicam isso?
    • Pratique em um espelho. Observe-se no espelho e faça um discurso, ou até mesmo finja estar numa conversa. O que seus olhos estão fazendo? E as suas mãos? Você parece um político descarado, ou carismático? Alguém poderia saber que emoção você está tentando passar mesmo se ela não puder te ouvir? Pratique regularmente e tome nota do que você precisa melhorar.
    • Imite a linguagem corporal das pessoas que você está conversando, para que você possa se aproximar mais delas de forma não-verbal. Se alguém estiver gesticulando muito, você pode participar, enquanto se a pessoa estiver mais reservada, você não deve gesticular tão intensamente.
    • Olhe as pessoas nos olhos quando estiver falando com elas. Não encare elas, mas não fique olhando ao redor da sala ou para qualquer lugar menos para elas. Atraia-as com seus olhos, não somente com sua voz. Não veja seu celular, seu relógio, ou procure ao redor por outras pessoas para conversar, porque você não vai parecer entretido.
    • Observe como as outras pessoas gesticulam. Perceba como os gestos dos interlocutores parecem falsos ou fora de sincronia com a sua mensagem. Essas pessoas acabam parecendo mentirosas ou incertas como resultado. Outros interlocutores utilizam a linguagem corporal excepcionalmente bem. Eles geralmente são comunicadores mais eficazes e parecem mais confiáveis e competentes. Estas pessoas são geralmente atores de sucesso, líderes religiosos e especialistas. Procure por bons e maus exemplos do uso da linguagem corporal. Preste atenção e aprenda.
    • Sorria genuinamente quando você cumprimentar alguém. Se sorriso mostra que você está feliz em conhecer a pessoa.
  3. Be Charismatic Step 3 Version 2.jpg
    3
    Faça com que as pessoas se sintam especiais. Não importa com quem você esteja falando, você deve sempre tentar encantar essa pessoa fazê-la sentir como se ela fosse a única pessoa no mundo. Para ter um verdadeiro carisma, você deve poder falar com alguém sobre qualquer assunto e ser um ouvinte bom e atento. Eis como fazê-lo:
    • Seja igual a todos. Se você estiver falando com um potencial empregador, um grupo de investidores, uma criança, um estranho, ou uma pessoa não atraente, por exemplo, não coloque a pessoa num pedestal ou menospreze ela. Seja respeitoso com as outras pessoas, mas as respeite como iguais e espere que elas aceitem você como tal.
    • Mostre interesse na vida das pessoas. Sem ser intrometido, faça perguntas às pessoas sobre a vida delas, seus conhecimentos prévios, ou suas opiniões em relação a certos assuntos. Faça com que elas sintam que o que elas fizeram tem importância e que você valoriza os pensamentos delas.
    • Ouça ativamente alguém falar. Dê a alguém sua atenção irrestrita quando essa pessoa estiver falando com você. Balance a cabeça em concordância, ou faça breves interrupções, como "Entendo", ou "Sei" para garantir para a pessoa que você está ouvindo e que está interessado no que ela tem a dizer. Um breve toque no braço pode enfatizar que você concorda ou a sua empatia com algo que a pessoa disse e isso pode fazê-la se sentir mais conectada à você.
    • Aprenda e lembre os nomes das pessoas e as chame pelos seus nomes. Isso fará com que você tenha mais probabilidade de lembrar do nome da pessoa quando encontrá-la novamente.
    • Cumprimente as pessoas livremente, mas genuinamente, e aceite elogios graciosamente e sem reclamações.
    • Lembre-se que ser carismático não é o mesmo que agradar as pessoas. Pessoas carismáticas não se importam com o que os outros pensam. Elas são apenas completamente encantadoras e carismáticas por si só.
  4. Be Charismatic Step 4 Version 2.jpg
    4
    Seja espirituoso. Uma pessoa realmente carismática deve ser capaz de fazer as pessoas rirem sem precisar tentar muito. Parte de ser uma pessoa a quem os outros querem ficar perto é fazer com que um grupo de pessoas riam e contem piadas. Você deve ser capaz de encantar as pessoas com seu senso de humor. Eis como fazer isso:
    • Aprenda a rir de si mesmo. Se você aprender a fazer piada de si mesmo, as pessoas ficarão maravilhadas do quão confiante você é e ficarão mais confortáveis ao seu redor. Você não precisa se depreciar para mostrar que está ciente dos seus defeitos, e para fazer com que as pessoas riam junto com você. Conseguir fazer isso é um sinal que você tem verdadeiro carisma.
    • Aprenda a fazer piadas sobre várias pessoas. Você deve estar afinado com o senso de humor da pessoa ou grupo de pessoas com quem você está conversando. Se você estiver conversando com pessoas com um senso de humor obsceno ou levemente ofensivo, não tenha medo de contar piadas nese estilo. Porém, se você está num grupo de pessoas mais velhas ou sensíveis, então vá com calma em seu humor e prefira piadas curtas e inofensivas. Quando você estiver com uma pessoa nova, seja conservador no início. Você não quer correr o risco de ofender ou fazer a pessoa perder o interesse com uma piada inapropriada.
    • Não se esforce demais para ser engraçado. Você não precisa fazer uma piada a cada cinco segundos para ser uma pessoa espirituosa. Uma piada na hora certa vale muito. Valorize a qualidade ao invés da quantidade e concentre-se em fazer apenas algumas piadas durante uma conversa.
    • Aprenda a ser brincalhão com as pessoas. Se você está confortável com alguém e já está a caminho de encantar a pessoa, você pode aprender a brincar provocando um pouco a pessoa. Isso pode aproximar você ainda mais da pessoa e pode mostrar que você não leva nada muito à sério. Certifique-se apenas de que a pessoa concorde com suas piadas.
  5. Be Charismatic Step 5 Version 2.jpg
    5
    Seja atraente. Para ser realmente carismático, você precisa não somente impressionar, encantar e ouvir um grupo de pessoas, mas você deve ser uma pessoa que é boa em deixar os outros engajados e sempre tem algo interessante a dizer, por isso as pessoas naturalmente irão gravitar ao seu redor. Eis como fazer isso:
    • Seja versátil. Uma pessoa realmente carismática deve poder falar com uma variedade de pessoas sobre uma diversidade de tópicos. Você deve ler muito, leia o jornal todos os dias e tenha diversos interesses, como línguas estrangeiras ou arte moderna, para que você possa discutir estes tópicos com qualquer pessoa.
    • Você também pode trabalhar em ter muitos conhecimento e saber um pouco sobre política, história, ciência e literatura, para que você possa ajustar a conversa de acordo com a pessoa com quem você está conversando.
    • Pense antes de falar. Reduza a baboseira e os assuntos sem interesse na sua comunicação diária. Tente fazer com que cada palavra valha à pena e pense como você irá falar algo antes de abrir a boca. Se você não tiver nada de importante para dizer, permaneça em silêncio. Pode parecer surpreendente, mas limitar o quanto você fala fará com que o que você tem a dizer seja interessante.
    • Entre em contato com suas emoções. Pesquisas mostram que pessoas a quem se crê serem carismáticas, sentem as emoções de forma intensa e elas também conseguem se identificar com o que os outros estão sentindo. Não tenha medo de sentir raiva, dor, tristeza ou júbilo e não tenha medo de comunicar suas emoções de forma apropriada.
    • Ponha tudo para fora. As pessoas geralmente costumam esconder pensamentos e sentimentos umas das outras sem nenhuma intenção ruim, mas todo mundo gosta de alguém que seja totalmente honesto sem ser esquisito ou estranho. Se você puder se comunicar honestamente e ajudar as pessoas a se abrirem, você estará a caminho de ser encantador. Claro, existem algumas poucas exceções; não diga nada que fará com que as pessoas se sintam desconfortáveis ou queiram se afastar de você.

Dicas

  • Desenvolver o carisma é uma arte. As linhas gerais acima podem ajudar você a ser mais carismático, mas seu carisma deve vir de dentro e deve refletir quem você é enquanto pessoa, ou parecerá falso. Felizmente, todos têm a habilidade de serem carismáticos e isso só precisa ser aprimorado. Pratique e tome nota do que funciona e do que precisa de melhoramento.
  • Seja honesto. As pessoas não gostam de 'ovelhas'; pessoas que ficam caladas por conta dos outros e têm medo de darem sua opinião real, que não são francas. Pessoas carismáticas não ofendem os outros, mas dão opiniões honestas sem fazer a pessoa se sentir mal consigo mesma.
  • Faça uma aula de atuação. Atores e pessoas carismáticas usam as mesmas técnicas para cativar seu público e provocar emoção.
  • Não tente fingir carisma. Você pode aprender a ser carismático, mas tentar sê-lo sem praticar pode fazer com que você pareça bizarro e nada confiável.
  • O sucesso requer mais do que carisma. Se você não tem as habilidades ou a dedicação para fazer o que é preciso, você provavelmente vai falhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário