Muitas pessoas buscam entender os
segredos da arte de liderar uma equipe. Entretanto, ser um líder é algo muito
mais inconsciente e automático do que somente assumir as responsabilidades.
Sob pressão, o líder é aquele que
precisa definir as melhores soluções de maneira rápida e espontânea. Mas… como
os líderes sabem tomar as melhores decisões? O processo de determinar com
convicção o desfecho de uma situação imprevista está relacionada com
o acúmulo de experiências adquiridas de circunstâncias cotidianas. Depois de
tantas vezes, eles tornam-se imunes à pressão e intuitivos em
elaborar estratégias. Os líderes mais bem-sucedidos são aqueles que tomam
decisões instintivas.
Para aprimorar sua capacidade de
liderança, segue 15 atitudes diárias para triunfar no trabalho.
1 – Trazer segurança para a equipe.Muitos líderes intimidam sua equipe pelo nome, título e poder ao apenas
entrar em uma sala. Porém, os líderes que são mais bem-sucedidos encorajam os
outros a expressarem suas opiniões. Incentivar a equipe é um papel
fundamental para criar um ambiente seguro em que todos tenham confiança em
expor seus pontos de vista.
2 – Fazer acontecer.Os
líderes são especialistas em tomar decisões! Eles concentram o diálogo entre os
membros da equipe para chegar a uma conclusão estratégica. Como parte de um
processo natural do trabalho, estão aplicados em “fazer acontecer” a todo o
momento.
3 – Comunicar expectativas.Grandes líderes são grandes comunicadores. A função de notificar a
equipe sobre o desempenho de determinado período faz parte do posto de líder.
Alertar os funcionários sobre os valores da organização garante que as tarefas
estão sendo executadas de maneira correta.
4 – Desafiar a equipe a
pensar.Os melhores líderes conhecem a
capacidade da equipe com que trabalha, por isso sabem exatamente como
desenvolver as características de cada funcionário. Eles usam seu próprio
conhecimento para desafiá-los a alcançar sempre mais. Destacam-se em deixar
todos confortáveis para crescer.
5 – Ser responsável com a equipe.Líderes de sucesso permitem que todos possam fazer cobranças entre si.
Isso não quer dizer que estejam admitindo uma espécie de controle, mas sim,
assegurando pró-atividade para a equipe. Agir de forma responsável com os
compromissos diante dos outros é um sinal de que o líder também se concentra
nos resultados do grupo.
6 – Dar exemplo.Nem
todos praticam o que pregam e poucos têm consciência de suas ações. Contudo,
sabem que são constantemente observados, pois servem de espelho
aos que querem aprender. O líder é o mais visado da equipe, deve ser
um exemplo de excelência.
7 – Recompensar bom desempenho.Um grande líder sabe reconhecer esforços sem se importar com resultados.
Isso demonstra confiança na equipe, já que tem consciência de que com trabalho
duro e coletivo podem chegar juntos aos objetivos traçados. Recompensar é
essencial para estimular os funcionários.
8 – Fornecer feedback.Os empregados querem saber se estão tendo um bom desempenho. Prestar
atenção e apreciar ideias é um modo de mostrar a importância dos membros da
equipe, assim criando um relacionamento de confiança mútua.
9 – Aproveitar talentos da equipe.Conhecer o talento da equipe é um ponto, mas saber como usá-lo é ser um
líder nato. Os especialistas no assunto conseguem utilizar a habilidade única de
cada funcionário de acordo com situações específicas.
10 – Fazer perguntas e pedir
conselhos.“Saber mais e mais” é o lema de um
líder, ele está constantemente em busca de conhecimento. Fazer perguntas e
pedir conselhos aos outros ajuda no esclarecimento e desenvolvimento das
atividades.
11 – Resolver problemas.Os líderes bem-sucedidos enfrentam os problemas de frente e sabem como
descobrir o cerne do assunto em questão. Dessa forma, aprendem a não evitar
situações desconfortáveis.
Ficar a
frente na vida é fazer as coisas que a maioria das pessoas não gosta de fazer.
12 – Criar positividade ao ambiente.Um líder inspirador sabe criar uma cultura de trabalho positiva.
Simpático, respeitado e obstinado, ele compreende bem o tom para motivar os
funcionários. A atmosfera agradável aumenta a força de vontade.
13 – Ser bom professor.O líder é um mestre que nunca para de ensinar porque está sempre
motivado a aprender! Deixar seus funcionários bem informados é uma prática
habitual de extremo valor.
14 – Investir em relacionamento.Líderes não devem se desgastar ou concentrar em proteger seu domínio no
trabalho. Ao invés disso, precisam expandi-lo, pois seu sucesso depende do
sucesso dos outros. Investir no relacionamento da equipe tem a capacidade fazer
sua empresa voar cada vez mais alto.
15 – Saber a influência que possui.Líderes amam ser líderes – não por causa do poder, mas pelo
impacto que podem criar sobre os outros.
“Alguém que tem o poder de
influenciar outros, é um líder”, já dizia Chuck Swindoll.
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