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segunda-feira, 9 de junho de 2014

Profissional de sucesso - 11 dicas para se tornar o melhor do mercado de trabalho

Profissional de sucesso - 11 dicas para se tornar o melhor do mercado de trabalho

As empresas estão exigentes, procurando por pessoas dinâmicas, quase completas. Para ser um profissional de sucesso não basta cumprir apenas os requisitos técnicos é preciso oferecer algo mais.



O profissional de sucesso deve fazer reciclagem diária sobre seus conhecimentos e sobre suas funções dentro de uma empresa


Vivemos em um mundo em plena transformação no qual o passado, o presente e o futuro nunca estiveram tão próximos. É a era da informação, da tecnologia e do conhecimento. Nessa fase, o profissional de sucessodeve fazer uma reciclagem diária sobre seus conhecimentos e sobre as suas funções dentro de uma empresa, assim como uma reciclagem interior.

Viver em tempos como estes exigem do profissional o seu melhor. Esmerar-se em suas atividades, aquirir novos conhecimentos, aprimorar-se, cuidar do visual, da saúde, e zelar por sua idoneidade são algumas características que ele deve possuir, para fazer a diferença.

As empresas estão cada vez mais exigentes em relação aos seus colaboradores, procurando por
 pessoas dinâmicas, quase completas. Hoje em dia, não basta cumprir os requisitos técnicos para determinada função, e um bom profissional deve oferecer algo mais. Neste momento tão decisivo, o fator comportamental definirá a sua permanência ou não no mercado de trabalho.

Esmerar-se em suas atividades, aquirir novos conhecimentos, aprimorar-se são algumas características que o profissional deve possuir para fazer a diferença
Portanto, conseguir uma vaga no mercado de trabalho e, principalmente, continuar nela exige que o profissional conheça todas essas características e as pratique no seu dia a dia. As vantagens de uma boa postura e do profissionalismo são inúmeras e o colaborador só tem a ganhar. Entre os ganhos, citam-se: o reconhecimento remunerado por prestação de serviços, o crescimento vertical e, ainda, ter seus méritos reconhecidos no ambiente de trabalho.

Mas, afinal, o que é preciso praticar para ser um
 bom profissional? Perguntam muitos. A resposta é simples: para ser um bom profissional é preciso ser confiável, seguro, proativo, diligente, um grande líder e um ótimo discípulo, diz Jeff Haden, colunista da revista Inc. Para ser um empregado realmente indispensável, segundo ele, é preciso um pouco mais. É necessário que o profissional tenha os quesitos abaixo enumerados.

1. Afinidade com a empresa - Partilha os objetivos da empresa, e por isso sente que os sucessos da empresa são os seus próprios sucessos;
2. Ambição - Um bom profissional ambiciona ir mais além na sua atividade;
3. Automotivação - Não espera estímulos externos para desenvolver a sua atividade. Não necessita de motivação contínua;
4. Autonomia - Tem iniciativa própria; não espera que as coisas aconteçam. Para além disso, planeja as suas atividades;
5. Comunicação - Um bom profissional sabe exprimir as suas ideias. Tem a capacidade de se fazer entender;
6. Cumprimento de objetivos - Estabelece e compromete-se com objetivos, e faz tudo o que pode para cumpri-los. É orientado para os resultados;
7. Flexibilidade - Procura adaptar-se a mudanças, que encara como oportunidades, e não como ameaças. Está aberto a desafios;
8. Inovação - Procura apresentar novas ideias. Procura ser criativo e encontrar novos métodos de trabalho;
9. Integração - Procura integrar-se no espírito da empresa, procura assimilar a cultura e valores da mesma;
10. Trabalho em equipe - Gosta de trabalhar em equipe. Não se importa de ajudar os outros (embora não descuide de seu trabalho);
11. Sabe gerenciar o tempo - Define prioridades, e não "perde" o seu tempo com questões pouco importantes.

As empresas estão cada vez mais exigentes em relação aos seus colaboradores, procurando por pessoas dinâmicas, quase completas
Bons funcionários ignoram as limitações de suas funções no ambiente de trabalho, ou seja, eles conseguem pensar e lidar com os problemas sozinhos e para que isso aconteça, precisam se adaptar rapidamente a mudanças e fazer o que for preciso – independentemente de sua função ou de seu cargo – para alcançar novos objetivos. 

Os bons profissionais também costumam ser excêntricos. Não têm medo de serem diferentes,  expandem naturalmente os próprios limites e são os que têm as melhores ideias. Uma personalidade diferente ajuda a tornar o ambiente de trabalho mais descontraído e pode transformar um time sem graça em uma equipe animada e extrovertida.
 

Os melhores profissionais são aqueles que fazem elogios em público e reclamações em particular. Sabem a hora e o momento para elogiar e para fazer uma reclamação a um colega ou a alguém submisso a ele na empresa. Elogios em público são sempre bem vindos, já na hora de criticar, é preciso ter bom senso.
 

Educação, inteligência, talento e habilidade são características importantes para um bom funcionário. Mas, o
 foco e a motivação que o torna um excelente funcionário. Esses empregados são movidos por algo mais profundo e mais pessoal do que apenas o desejo de fazer um bom trabalho. 

O profissional de sucesso mantém uma rotina de leitura, observações e estudos sobre sua área de atuação e acompanha de perto as novidades tecnológicas de sua profissão. Interessa-se pela empresa em que trabalha e demonstra isso no seu cotidiano ao envolver-se ativamente em sua dinâmica e na busca do cumprimento das metas organizacionais.

O profissional de sucesso mantém uma rotina de leitura, observações e estudos sobre sua área de atuação
Por incrível que pareça ser e por mais inaceitável que se possa acreditar, o profissional de excelência não se estressa por ter de ficar alguns minutos ou, se preciso for, horas a mais em seu ambiente de trabalho, ou por ter de trabalhar em um dia que não faz parte da sua rotina. Ele sabe que do ponto de vista econômico-empregatício a instituição/empresa esta acimá do indivíduo/colaborador. Assim, a princípio, quem precisa primeiramente atender às necessidades do outro é o colaborador em relação à empresa e não o contrário.

Ele é cordial e solícito com seus colegas de trabalho, contribuindo ativamente para a manutenção de um clima de efetiva colaboração e equipe. Entende que uma empresa pode também ser denominada de organização, e que uma organização para operar bem o trabalho tem de ser realizado em equipe em equipe.

O profissional de futuro zela por um
 comportamento ético, não dando espaço para comentários impertinentes ou fofocas. Ele sabe que as intrigas ou picuinhas em um ambiente organizacional atuam como um verdadeiro câncer afetando negativamente a organização celular de um órgão empresarial, diluindo suas relações internas e prejudicando a tão necessária sinergia.

É pontual na frequência ao trabalho e no cumprimento das tarefas propostas e agendadas. Não se ausenta “profissionalmente” do serviço, ocupando-se ou preocupando-se com questões externas à empresa, ou enveredando-se nos tantos caminhos que a internet apresenta, onde podemos destacar as famosas redes sociais de relacionamento.

Tem compromisso com a produtividade, não tornando-se um simples frequentador ou visitante da empresa. Demonstra no dia a dia que é fundamental à empresa, ao setor e para o trabalho que realiza. Daí entende-se porque em momentos de crise os bons funcionários são poupados.

O profissional desejado por toda empresa é aquele que zela por sua aparência com moderação, bom senso e noção de adequação

Por fim, o profissional desejável por toda empresa é aquele que zela por sua aparência/apresentação com moderação, bom senso e noção de adequação espaço-ambiental. Sabe ainda, que embora o cuidado com roupas seja importantíssimo, um belo e sincero sorriso, um “muito obrigado”, um “peço desculpas”, é indispensável.


Por Silvana Teixeira

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