Em vida

Em vida
NO FINAL TUDO DÁ CERTO

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Como atingir o seu máximo rendimento

Como atingir o seu máximo rendimento


Como fazer mais em menos tempo

A capacidade de dedicarmos uma atenção inabalável a uma tarefa poderá trazer-nos sucessos seja a que nível for. Pelo contrário, a incapacidade de manter a concentração poderá transformar um vencedor certo num derrotado.
Provavelmente já todos passamos por períodos em que não conseguimos pôr o cérebro a funcionar. Sentamo-nos maquinalmente à frente do écran do computador, lutando por encontrar as palavras certas, ou começamos os cálculos orçamentais, sem nos conseguirmos concentrar neles. E, no entanto, também já experimentarmos estados de alta concentração, quando conseguimos obter os nossos melhores resultados a um ritmo rápido. Como será que poderemos colocar-nos no nosso estado mais produtivo, no nosso pico de concentração? Eis alguns conselhos úteis:

Pratique, pratique.

Conseguirá a concentração mental desenvolver a parte do cérebro que utilizamos a trabalhar, tal como o exercício faz com os músculos? Quanto mais praticarmos a concentração, menor será o nível de atividade cerebral de que necessitaremos. E as capacidades mentais dominadas num determinado campo poderão ser transferidas para outros. A chave é aprendermos a vencer o barulho e as interferências, tanto internas como externas. Por exemplo, se gostarmos muito de jazz, poderemos treinar ouvindo uma música e prestando atenção apenas ao saxofone alto, deixando de lado os restantes instrumentos e a voz. Se gostarmos de futebol, poderemos treinar observando apenas um dos jogadores.
Siga um ritual.
Não se trata de superstição: ao seguir o seu ritual você está a concentrar-se na tarefa que se segue. Seguir hábitos facilita-lhe dedicar toda a sua atenção ao desafio que o espera. A atividade ritual recalibra a mente.

Invente desafios.

O ser humano utiliza apenas uma ínfima parte do seu potencial. Desempenhamos demasiadas tarefas rotineiras e fastidiosas, em que o cérebro opera quase em ponto morto. O resultado poderão ser erros por descuido ou o arrastar de trabalhos entediantes por não conseguirmos atinar com eles. O estádio de concentração perfeito dá-se quando as nossas capacidades se adequam exatamente aos desafios que enfrentamos. A forma de cumprirmos uma tarefa aborrecida mas simples com facilidade é torná-la mais difícil. Transformando uma tarefa aborrecida num desafio, conseguiremos aplicar todo o nosso potencial. Poderemos inventar regras, estabelecer objetivos, fazer contra-relógios. O aumento das dificuldades poderá ajudar-nos a atingir a concentração ideal.

Fale consigo.

Por exemplo. ao instalar aquele sistema de irrigação gota-a-gota nas suas roseiras, repita para si mesmo: A linha do aspersor do tubo fica aqui, depois, a cerca de dois metros, a primeira saída ... Esta verbalização mantê-lo-á concentrado na tarefa, reforçando os passos que for dando e recordando-lhe aquilo que é necessário fazer. Estes monólogos servem para abstrairmos a nossa mente de eventuais estímulos que nos distraiam.

Esqueça o amanhã.

Mal pode esperar para ver o sorriso do seu chefe quando lhe entregar um relatório impecável dentro do prazo. Ou talvez esteja preocupado receando que ele não goste. A preocupação com os resultados desconcentra-nos. Quando deixamos que os nossos pensamentos voem para o futuro, perdemos a concentração. A concentração no futuro e não no presente pode prejudicar qualquer atividade. Um grande tenista pensa em ganhar aquela bola, não o jogo. Uma boa bola, depois outra, dar-lhe-á a vitória no Jogo. Para se manter concentrado, foque a sua atenção no «aqui e agora».

Faça interrupções.


Por vezes, um pequeno intervalo pode ajudar-nos a desempenhar mais rapidamente uma tarefa. Sempre que o stress ameaça a concentração, respire fundo, imaginando-se num ambiente calmo, ou incline-se para a frente, deixando cair os braços e descontraindo todos os músculos do corpo. O som também pode ajudar. Poderá comprar cassetes de música que o descontraia, ou gravá-la, selecionando os sons que o acalmam. Assim que recuperar, é tempo de regressar ao trabalho. Mas quando acabar não salte imediatamente para a outra tarefa da lista. Faça uma pausa e conceda-se a oportunidade de rejuvenescer.

by kmMad

Nenhum comentário:

Postar um comentário