Em vida

Em vida
NO FINAL TUDO DÁ CERTO

terça-feira, 17 de junho de 2014

LÍDER VOCÊ TAMBÉM PODE SER UM


LÍDERES QUE INSPIRAM EQUIPES: VOCÊ TAMBÉM PODE SER “O CARA”



Fala sério, você também quer ter um pouco de Barack Obama… Não? Quem sabe de Larry Page e Sergey Brin, então. De Felipão ou Bernardinho, quem sabe. Esses caras tem algo em comum – e não é só o carisma. Eles são grandes líderes, que mantêm suas equipes motivadas e prontas para entregar o melhor trabalho do mundo, nem que seja apenas para impressioná-los. E pode ser que eles inspirem as pessoas a ponto de fazê-las enxergar um propósito ainda maior por trás do trabalho que fazem… O que já parece algo bem difícil de fazer.
Rodando o Brasil falando de empreendedorismo, nós nos deparamos com vários Baracks, Larries e Bernardinhos anônimos por aí. São pessoas com o mesmo potencial, que no dia a dia conseguem manter seus colaboradores empolgados, motivados com cada tarefa que executam. O que esses caras têm? Bem, vamos tentar reunir aqui algumas dessas características.

1. Propósito

Líderes inspiradores acreditam que o sucesso serve a um propósito mais elevado. Quando você pergunta o que os motiva, eles falam coisas como: “transformar minha comunidade” ou “fazer outras pessoas terem sucesso”. Já líderes sem inspiração acreditam que o sucesso em si é o seu maior objetivo. Quando você pergunta o que os motiva, eles falam somente sobre o que os torna pessoalmente satisfeitos.

2. Retorno

Líderes inspiradores sentem uma obrigação de criar oportunidades a mais pessoas que não tiveram as mesmas chances que eles na vida. Seus planos de longo prazo geralmente incluem trabalho voluntário ou mesmo voltado a associações de classe e instituições de caridade. Já os líderes sem inspiração não sentem tal obrigação. Seus planos de longo prazo são limitados a uma aposentadoria confortável e a adquirir confortos e bens materiais.

3. Gratidão

Líderes inspiradores são profundamente gratos. Eles sabem que o seu sucesso é extremamente dependente de uma série de acontecimentos ao acaso e da forma como os aproveitaram ao longo da jornada. Líderes sem inspiração são super satisfeitos com o que conseguiram, e ponto. Secretamente eles acreditam que seu sucesso é o resultado natural do fato de serem mais inteligentes e melhores que todo mundo ao redor. Eles são os bons – mas não são os caras…

4. Crenças e Valores

Líderes inspiradores valorizar suas crenças. Eles não tiram seus da manga em qualquer conversa, mas têm convicções profundamente arraigadas, que permeiam tudo o que eles dizem, o que eles fazem e as grandes decisões que tomam. Ah, e a forma como eles tratam as pessoas também. Já líderes sem inspiração adoram dar opinião. Eles também adoram propagar crenças ou modas de gestão que captam sua atenção em determinado momento (o que costuma mudar com a estação).

5. Empatia

Líderes inspiradores se preocupam com as pessoas. Eles se colocam no lugar dos outros antes de tomar decisões que afetam a vida alheia (o que é a maioria das decisões que eles tomam). Líderes sem inspiração, por sua vez, não se preocupam muito com o impacto de suas ações. Acham que cada um deve assumir responsabilidade pelo próprio destino.

6. Foco na equipe

Líderes inspiradores não perdem oportunidade de dar o crédito. Eles nunca se gabam de si ou usam a primeira pessoa do singular em demasia – ao menos não em público. Em vez disso, redirecionar elogios para todo o resto do time. Líderes sem inspiração espalham a culpa. Eles são super rápidos na hora de mencionar os erros dos subordinados.

7. Energia

Nada como conversar com líderes inspiradores. Eles levantam o astral de qualquer um. Você sai de reuniões com eles pensando: caramba, eu gostaria muito de trabalhar aqui. Já líderes sem inspiração nos deixam pensando: caramba, ao menos eu não preciso trabalhar com esse mala!
Brincadeiras à parte, a maioria dos empresários que está dando os primeiros passos procura pensar em como ser verdadeiramente inspiradora. O que diferencia esses caras da grande massa é a forma como eles optam por seguir suas vidas, menos pelo caminho da ganância e mais pelo da construção de negócios legais.
Fonte:





Como ser um líder


Escrito por Ehow Contributor Traduzido por Bruno Callegar




Como liderar. Ao contrário da crença popular, liderança não é apenas qualidade de nascença, ela também pode ser adquirida. No entanto, pessoas que adquirem a capacidade de liderança têm um trabalho um pouco mais difícil do que líderes natos para se certificarem de que são bem sucedidos e eficazes. Os passos seguintes irão ajudá-lo a se tornar um líder melhor, quer você já seja um ou deseje se tornar.

Instruções

  1. 1
    Tome decisões. Como líder, a tomada de decisões será um de seus primeiros objetivos. Você tem que ser capaz de tomar decisões inteligentes sem hesitação ou consideração por si mesmo.
  2. 2
    Aprenda a assumir riscos inteligentes. Isso tudo faz parte do jogo, independente do ramo de negócio. Você tem que estar pronto e confiante o suficiente para assumir riscos inteligentes. As pessoas dizem toda sua vida para não arriscar nada. Estes indivíduos nunca foram e nunca serão líderes. Para ser bem sucedido em um negócio, os líderes têm de ser capazes de assumir riscos calculados.
  3. 3
    Saiba como motivar os outros ao seu redor. Conheça os membros da sua equipe. Entenda o que os faz funcionarem. Se você conseguir motivar seus colegas de trabalho e membros da equipe, sua empresa ou negócio será mais bem sucedido do que nunca.
  4. 4
    Comunique-se bem. A comunicação pode construir um negócio mais forte ou derrubá-lo. Seja honesto em sua comunicação com todos que entram em contato com você. A honestidade vai reforçar o respeito que as pessoas têm por você, bem como solidificar as relações comerciais.
  5. 5
    Guie os outros para o sucesso. Como líder, você não pode se preocupar apenas com o seu sucesso. Você tem que se preocupar com o sucesso dos outros em sua organização também. Sem essa orientação, o negócio não seguirá prosperando.
  6. 6
    Defina metas pessoais e da equipe. Você e seus colegas de trabalho não estarão trabalhando em direção a nada, se você não definir metas. Você deve ter metas pessoais, mas você também deve ter metas para toda a equipe. Defina todos os objetivos elevados, mas atingíveis.
  7. 7
    Aceite bem as críticas. Lembre-se que você nunca será capaz de fazer todo mundo feliz. Devido a isso, você precisa olhar para todas as críticas como construtivas. Em outras palavras, aceite todas as críticas e veja o que você pode levar de positivo delas.
  8. 8
    Permaneça forte em suas crenças, independente de quem esteja contra ou a seu favor. Você pode não ser sempre uma pessoa popular por causa disso, mas será um líder bem sucedido e respeitado.
  9. 9
    Seja justo. Com seus clientes, colegas de trabalho e qualquer outra pessoa com a qual entre em contato. Enquanto você permanecer justo com eles, será correspondido da mesma forma.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário