Em vida

Em vida
NO FINAL TUDO DÁ CERTO

terça-feira, 17 de junho de 2014

CONDOMÍNIO: A dor de cabeça de muitas pessoas...

Condomínio: dicas para evitar dor de cabeça.

Tudo começa pela administração do condomínio.

Por pesquisas realizadas apenas em SP, 47% dos moradores de condomínios estão insatisfeitos com seus síndicos e ai começa a dor de cabeça, Detalhe esses 47% são apenas de moradores que reclamam pois temos muitas pessoas que ficam caladas e não dão sua opinião, preferem apenas pagar e continuar no silencio.

Por que tudo isso acontece ?

Infelizmente todo condomínio tem que ter um sindico ou sindica que faz o papel do gerente do condomínio, porem esse ou essa, muitas vezes se acha o deus do local e se torna um demônio, transformando a vida de muitos moradores num inferno.

Esse sindico tem quer ter junto dele um conselho que faria o papel de advogado dos moradores, porem na maioria das vezes esse conselheiros estão amarrados ao sindico por favores e benefícios que recebem do sindico, ai sempre estão de acordo com as atitudes do sindico sendo certas ou erradas, e ai a coisa se inverte porque o advogado de defesa acaba virando  seu advogado de acusação.

Muitas pessoas vislumbram a posição de sindico apenas para poder ter autoridade de mandar e desmandar,  e a isenção de condomínio ou muitas vezes um salário extra.

Mas ser sindico na maioria das vezes não é como a pessoa tanto ( acha ) que é, pois existe muita coisa em jogo, desde colocar sua imagem e reputação em jogo ate ser responsável por algum acidente no condomínio, e para isso existem leis que responsabilizam a pessoa que exerce esse cargo.

Mas ha dicas que podem abrir seus olhos antes de eleger uma pessoa que não serve para o devido cargo.

Dicas:

* Procure saber como esse morador age no condomínio como simples morador, se suas atitudes são corretas com o local e as pessoas.
* Um morador para ser sindico tem que ter ao menos uma boa comunicação com outras pessoas, e se colocar no lugar do morador quando um problema surge.
* Um morador para se candidatar a sindico tem que ao menos entender um pouco de administração, pois será esse trabalho que ele desenvolvera no local, se ele não sabe administrar pode ter certeza absoluta que você terá dor de cabeça.
* Se os componentes de seu conselho são todos seus amigos pessoais, você poderá ter grandes problemas em seu condomínio, o correto é que os integrantes do conselho ainda não tenham vínculos com o candidato a sindico, pois ideias e posturas diferentes que vão fazer com que as coisas aconteçam no seu condomínio, se todos do conselho sempre concordarem igualmente pode ocorrer de algum morador ser prejudicado ou ate todo o condomínio.
* Pessoas autoritárias normalmente se tornam péssimos síndicos, assim como pessoas prepotentes.
* Analise o caráter do morador  a candidato.
* Se existe alguém no condomínio que trabalhe com ele,  pergunte como ele é no trabalho, isso pode dizer muito sobre a pessoa.
* Esse morador tem que no mínimo conhecer a Convenção do Condomínio, já me deparei com síndicos que falam sobre mudanças no condomínio que estão de desacordo com a convenção.
* Não é obrigatório porem um candidato que conheça também o Código Civil ( que trata das leis do condomínio ) mostra conhecimento pelo assunto, e se ele for eleito tem como obrigação de conhecer ou analisar o Código antes de tomar alguma decisão importante.


E agora ele já foi eleito o que fazer ?

* Se ele já foi eleito e alguma situação desagrada a maioria, junte o numero necessário de moradores conforme manda a lei e peça a destituição do sindico, pois quem manda de verdade no condomínio são os moradores na sua maioria e não apenas um morador ( sindico ).

* Caso não queiram retira-lo a maioria dos moradores tem que cobrá-lo  e estabelecer prazo para o cumprimento de tal solicitação.

* Todo o sindico tem que estar a disposição dos moradores seja para sugestões e reclamações, os condomínios precisam de uma pessoa presente e não ausente.

* Se seu sindico alegar que não ganha para isso ou aquilo peça para ele na mesma hora pedir renuncia, pois em momento nenhum ele foi obrigado a se candidatar, se ele decidiu concorrer a cargo foi de livre e espontânea vontade.

* Todo condomínio tem que ter um canal direto de comunicação com o sindico e o conselho sejam eles, por e-mail, livro de registro, administração do condomínio e outras, e após essa comunicação ou registro o sindico tem obrigação de responder em tempo hábil ou no tempo definido em assembleia para o morador.

* Se essa pessoa não cumpriu o mandato de sindico corretamente os moradores não devem votar nele novamente mesmo que ele se candidate, e se só houver ele como candidato , a maioria pede o encerramento da eleição e marca uma próxima reunião para que outros moradores estudem a possibilidade de se candidatarem ao cargo, com certeza ira aparecer outras pessoas , porem não voltem a cometer o mesmo erro elegendo novamente a mesma pessoa a sindico.

Atenção a esse fatos :

Essas dicas são para que todos fiquem atentos em seu condomínio, se isso acontece alerte os outros moradores e resolvam o problema o mais breve possível.

* Atenção a reformas e outros serviços que serão contratados pelo sindico, ele deve apresentar 3 orçamentos e o morador tem direito a uma copia desses orçamentos para ir ate o local e verificar se a empresa existe e se o valor apresentando esta correto.

* Se o sindico ou a administração não quiser lhe entregar os livros caixas pode ter certeza que existe irregularidades nas contas.

* Todos os gastos efetuados no condomínio ter que ter nota fiscal original anexa ao livro de contas e não copia, a não ser que esse gasto tenha sido informado em assembleia e avisado com o de acordo de todos os moradores que não haveria NF para esse serviço, é através de copias e orçamentos anexados ao livro de contas que se faz desvio de verbas.

* O que é acertado em reunião é o que deve ser feito, caso o combinado não de certo o sindico tem obrigação de avisar os moradores e ter certeza que todos concordaram em não tomar a ação acertada em reunião, e não simplesmente o sindico fazer o que vem a cabeça, pois lembre-se o dinheiro gasto no condomínio é seu e não do sindico porque na maioria da vezes ele não paga condomínio, o sindico muitas vezes não se preocupa tanto com o seu dinheiro.

* O sindico não deixa que a torneira de sua casa fique pingando ou vazando o dia todo, porque então fatos como esse e outras coisas não são consertadas no mesmo dia dentro da condomínio ? Pelo simples fato que ele se preocupa com o problema dele e não com o seu problema, por isso temos tantas pessoas reclamando em condomínios que o sindico não faz o que deve ser feito.

* Se em seu condomínio as reuniões que são marcadas tem sempre o foco de pedir dinheiro ou taxa extra pode ter certeza que algo errado esta ocorrendo nas contas,  fique atento e juntamente com outros moradores faça uma auditoria nos livros dos últimos meses.

* Se um prestador de serviço esta indo muito ao condomínio sem ter contrato fixo semanal e esta recebendo por cada visita desconfie, algo esta errado, observe também se o valor cobrado de visita ou manutenção esta dentro do valor de mercado.

* O bom sindico é uma pessoa imparcial, se não pode para um, não pode para  ninguém , ou pode para todos, não deve haver discriminação dentro do condomínio, se alguns moradores tem privilégios dentro do condomínio pergunte ao sindico o motivo,  pois isso não pode acontecer .

* Não acredite em promessas.

* O conselho deve ser cobrado e comunicado sobre irregularidades dentro do condomínio e dependendo da situação registrado no livro de ocorrências, que deve SEMPRE estar a disposição dos moradores.

* Todo condômino tem direito a copia da ATA ( registrada em cartório )  das reuniões e não apenas uma copia do que foi registrado em reunião, já confrontei a ATA com um papel que foi entregue sobre os assuntos da reunião e acreditem... haviam  varias informações divergentes, fatos que não foram falados e foram registrados e fatos que foram falados que não foram registradas em ATA, desconfie se não quiserem entregar a copia dessa ATA registrada.

Lembre-se :

Não ha dor de cabeça para moradores, quando existe uma boa administração com transparência e ética .
Ficar calado pode lhe trazer surpresas e prejuízo futuros, então fique atento.

Essas são apenas algumas dicas que podem lhe poupar trabalho e dinheiro.
Caso queira ver alguns vídeos informativos sobre condomínio comece com esse abaixo e siga a sequencia.

Caminho vídeo para celular.



Alexandre Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário