Em vida

Em vida
NO FINAL TUDO DÁ CERTO

terça-feira, 17 de junho de 2014

INVEJA NO TRABALHO



Inveja no Trabalho - by Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/06/2009, sobre a inveja no trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). 

Inveja no trabalho

inveja
"Gostaria que você falasse sobre a inveja no trabalho", pede uma ouvinte.

Vamos lá. De segunda a sexta-feira, nós passamos 80% do tempo em que estamos acordados, convivendo com um grupo heterogêneo, que chamamos genericamente de o pessoal lá da empresa. Se o mundo fosse perfeito, nós teríamos escolhido essas pessoas. Só trabalharíamos com aquelas com quem tivéssemos total afinidade.

Mas o mundo não é perfeito. O primeiro critério das empresas na hora de contratar pessoas, nunca foi e nunca será a simpatia delas. A empresa contrata os melhores profissionais, e o resultado é que temos que conviver, durante a maior parte do nosso dia, com gente diferente de nós.

Não apenas não temos afinidade com muitas dessas pessoas, como algumas delas se acham melhoresdo que nós. 

Como não é novidade para ninguém, o ambiente nas empresas está cada vez mais competitivo. Por um lado, isso é bom para quem for bom. Por outro lado, pode gerar atritos. 

Aquele colega que não apreciamos muito, não está só querendo mostrar que é melhor que nós. Ele quer ser o nosso chefe. Se a empresa estabelece regras claras para que a competição fique dentro do nível ético, os melhores profissionais irão se sobressair. 

Mas, se a empresa não toma essa providência, algumas figuras detestáveis emergem rapidamente. E uma delas é o invejoso. Aquele empregado que dá a impressão de estar sendo pago pela empresa apenas para criticar os colegas que se mostram mais eficientes do que ele. 

A única maneira de lidar com pessoas assim é ignorando a existência delas, não dando a elas mais munição. Basta lembrar dos apelidos escatológicos da nossa infância: reclamou, o apelido pega; levou numa boa, o apelido some. A inveja é a mesma coisa. Ela só floresce quando recebe atenção. 

O invejoso não tem raiva de quem ele critica. Ele tem raiva dele mesmo, por não poder ser igual a quem ele critica. De certa maneira, a inveja no trabalho é a forma mais doentia de elogio. E é por esse prisma que o invejoso deve ser visto. 

Enquanto os invejados irão progredir, o invejoso ficará para trás, parado no tempo, sempre criticando aqueles que reúnem condições de chegar onde ele sabe que não conseguirá chegar.

Max Gehringer, para CBN


Nenhum comentário:

Postar um comentário