Em vida

Em vida
NO FINAL TUDO DÁ CERTO

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Como lidar com pessoas difíceis

Pessoas difíceis

Vira e mexe aparece na vida da gente aquele “casca de ferida” difícil de engolir. Pode ser o colega que  chateou todo mundo com seus comentários ou comportamento  disfuncional, pode ser o chefe que grita e exige mais do que qualquer ser humano conseguiria realizar, pode ser aquela funcionária que não fala nem diz nada mas te olha com uma cara que afasta qualquer um de perto, mas você tem que manter o contato com ela devido as exigências do cargo, pode ser o cliente que não sabe se portar ao pedir o serviço, pode ser seu próprio irmão que não colabora.
Não há um só lugar que possamos dizer que estaria imune ao contato com pessoas difíceis. Não há uma só pessoa que se diga imune às pessoas difíceis.

Quando temos um problema há sempre três saídas saudáveis e uma doentia

As saudáveis são:
- Cair fora do problema.
- Mudar o problema
- Aprender a conviver com o problema
A saída doentia é:
- Manter-se no sofrimento, lamentar, espernear, socar a cara do sujeito ou reclamar com todo mundo até você se tornar também uma pessoa difícil com a qual ninguém quer conviver.
Boa noticia não? Três boas opções contra uma ruim!

Como aplicar cada uma das soluções:

-Cair fora do problema: às vezes dá para simplesmente sair de cena. O cara chato está neste canto da sala, então você vai para o outro. Foi promovido, mas ficou sabendo que o chefe é insuportável, peça para ser transferido para outro departamento. O chato te liga no meio da noite, olhe pelo identificador de chamadas e não atenda.
- Mudar o problema: às vezes você consegue dar umas dicas para a pessoa e ela muda. Às vezes ela  não estava percebendo sua própria  inconveniência e até te agradece pela dica. Ou quem sabe você consegue “contaminar” positivamente esta pessoa, dando exemplos de como agir. Por exemplo, a pessoa difícil de seu convívio é alguém que absolutamente se recusa a dar bom dia. Você pode desenvolver um projeto simpático de insistir em seu bom dia, variar o tom de voz e a forma como diz bom dia, até que esta pessoa perceba que você valoriza o bom relacionamento com ela.
- Aprender a conviver com ele: Ok, já que não podemos nos livrar e nem mudar a pessoa problemática em nossas vidas vamos aprender a lidar com elas.
Este item é o mais complexo, pois você pode apender a conviver com a pessoa difícil de várias formas. Você pode simplesmente entender os motivos dele e assim conseguir deixar pra lá cada impropério lançado por esta pessoa. Este é o mais difícil. Mas você ainda pode aprender comportamentos de enfrentamento saudáveis. Você pode aprender a ser assertivo e desenvolver aquele sangue frio, tão bonito quando vemos nos outros, que demonstra total autocontrole.
Para ser assertivo você deve desenvolver prática em se colocar de forma firme, mas educada. Fazer a outra pessoa perceber que o que você tem a dizer é muito importante. Colocar para ela que você não admitirá mais que ele repita este comportamento. O importante aqui é você entender que neste ponto nosso objetivo não é o de mudar o comportamento do outro, mas o de fazer você se sentir bem com você mesmo sabendo que agiu de forma elegante e não agressiva.

Porque alguns se irritam mais com o a pessoa difícil

Isso é verdade. Você pode notar, o chato nunca chateia a todos na mesma proporção. Alguns o acham apenas inoportuno, outros até o consideram muito competente e isso compensa sua chatices. Mas porque para você ele é totalmente aversivo?
Em psicoterapia conseguimos entender isso muito bem. Vamos pensar em sua história de vida e perceber o que você teve de mais e o que lhe faltou em sua formação.
As vezes a pessoa é mais irritante para você porque de alguma forma lembra situações das quais você já foi inundado em suas piores vivencias. Por exemplo, se você levou bronca  a cada vez que fez qualquer coisinha errada, se teve pessoas muito exigentes em sua formação você estará estressado em relação à cobranças. Ao se deparar com outra pessoa cobradora reagirá não só a ele, mas reagirá a todas as pessoas e situações de cobrança de sua vida.
Muitas vezes não identificam essas situações sem fazer terapia, pois muitas vezes o assunto é tão desagradável que foi colocado lá no cantinho da mente. Você teve que se proteger e tirar essa proteção pode ser doloroso.

Porque alguns se tornaram pessoas difíceis

Nem sempre a pessoa é difícil com todo mundo e em todas as situações. Alguns são uns amores em casa mas uns déspotas no trabalho. Alguns são bem legais com os homens mas maltratam todas as mulheres.
O que motiva a alguém ser difícil com uma pessoa ou situação é também sua história de vida. Algumas vivencias podem ter sido fortes demais e fragilizaram a ponto de impedir que esta pessoa  tenha relações tranquilas e saudáveis com todo mundo.
Por outro lado também é possível que características de personalidade sejam a raiz do problema, ou seja, mesmo não havendo nenhum causador de danos emocionais esta pessoa tem em sua características que dificultam o bom trato social.

Tipos de pessoas difíceis

O engraçadinho, que não percebe o limite da brincadeira.
O chato que conta estórias tão longas que tiram a paciência de qualquer um.
O cobrador que não aceita nada além da perfeição.
O que só aceita que as coisas sejam feitas na hora e do jeito dele.pessoa
O que não se incomoda em suas necessidades e só fala de si mesmo.
...

Há consequências para a pessoa difícil

Sim, além das pessoas que sofrem devido as pessoas difíceis eu também penso no sofrimento daquele que não consegue, ou não sabe,  ser de outra forma.
Pessoas difíceis perdem empregos, amigos, oportunidades de negócios, vendas. Muitas vezes não tem a humildade de perceber que estão perdendo por sua própria responsabilidade. Não percebem que são eles que tem que mudar.
Quando recebo em meu consultório uma destas pessoas difíceis trato logo de mostrar que boa parte de suas queixas são causadas por ele mesmo, por mais que seja difícil perceber isto quando nos tornamos conscientes fica muito mais produtivo ao tentar mudanças.
Nada disso precisa ser eterno, uma boa psicoterapia pode proporcionar solução para as pessoas que estão em ambos os lados dos relacionamentos difíceis.



II Parte

A maioria das pessoas conhece alguém que parece tornar cada situação insuportável e impossível. Dizer que elas são pessoas difíceis e exigentes não vai adiantar, embora, as probabilidades são que eles nem sequer vejam isso como sendo um problema. Seja esse tipo de comportamento causado por um distúrbio de personalidade ou por algum outro problema subjacente, aqui estão alguns conselhos sobre como lidar com as pessoas impossíveis e preservar a sua própria sanidade.

1
Resista ao impulso de ficar na defensiva. Entenda que você não pode vencer esses tipos de pessoas, elas são chamados de "impossível" por uma razão. Em suas mentes, você é a causa de todos os erros, e nada do que você disser irá fazê-las considerar o seu lado da história. A sua opinião não tem nenhuma importância, pois você já é o(a) culpado(a), não importa o que.

  1. 2
    Aceite a situação. Pessoas difíceis existem, não há nada que você pode fazer sobre isso. O primeiro passo é enfrentar a realidade: se você acha que pode estar lidando com esse tipo de pessoa, provavelmente você está certo(a). Quando estiver em dúvida, siga as instruções abaixo. As dores de cabeça que você vai evitar serão as suas próprias.
  2. 3
    Não acuse a outra pessoa. Apontar o problema logo de cara não irá melhorar o seu relacionamento com essa pessoa. Em vez de chegar a uma reconciliação, ele ou ela provavelmente vai apenas se tornar mais difícil. Reconheça que você não pode lidar com isso, como você faria com qualquer outro conflito pessoal – essa é uma situação especial.
    • De certa forma, elas precisam ser tratadas como crianças. Perca a esperança de querer envolver essas pessoas em qualquer tipo de conversa razoável. Isso nunca vai acontecer, pelo menos com você. Lembra o que aconteceu nas últimas 50 vezes que você tentou ter uma discussão civilizada sobre o seu relacionamento com essa pessoa? É bem provável, que cada tentativa tenha terminado em você sendo culpado(a) por tudo. Decida agora parar de bater a cabeça contra uma parede.
  3. 4
    Entenda que o problema não é você. Isso pode ser surpreendentemente difícil, considerando que as esses tipos de pessoas são especialistas em transferir a culpa para os outros. As possibilidades são, que quanto mais elas jogam a culpa sobre você, mais elas mesmas, na verdade, causam os problemas.
    • Tenha em mente que isto não é uma razão para sair acusando ninguém. Culpar é o que as pessoas difíceis fazem, e elas são boas nisso. Em vez disso, você deve apenas enfrentar os fatos, para o seu próprio bem.
    • Dito isto, aqui está uma forma simples de verificar em quem reside a culpa: se você aceitar a responsabilidade por suas próprias falhas e decidir melhorar a si mesmo, provavelmente o problema não é você. Lembre-se, as pessoas difíceis "não fazem nada errado".
    • Lembre-se de "separar, dissociar e expandir". Quando você se encontrar no meio de um conflito com uma pessoa difícil, use esta estratégia:
    • Separar: manter a calma no calor do momento, é fundamental para a sua preservação pessoal. Bravejar palavras de raiva, reagindo com emoções extremas, como chorar, só vai incentivar um comportamento mais difícil ainda.
    • Desassociar: retire-se da situação e aja com indiferença. Não reaja, de forma alguma, usando o mesmo comportamento da pessoa que lhe perturba as ideias, pois isso fará com que você desça ao mesmo seu nível. Acrescente algo de positivo redirecionando o seu foco para algo positivo na situação ou na conversa. Faça o que fizer permaneça calmo(a)!
    • Expandir: isso pode ajudar a perceber que o lado de uma conversa que contém mais verdade ganhará sempre, e é melhor "dar um nome" ao “jogo” que a pessoa está jogando, geralmente, fazendo-lhe, ou fazendo ao grupo de pessoas em volta, uma questão que comece com "Por que ..." (inserindo aqui o “problema” levantado pela pessoa difícil para iluminar as consequências). Você vai, assim, guiar a conversa para um nível superior, e o grupo, ou até mesmo apenas o indivíduo em questão, responderá a esta "verdade maior", embora o indivíduo geralmente irá reagir com uma atitude ainda mais confusa.
  4. 6
    Proteja-se contra a raiva. Se ajudar, considere o fato de que a sua raiva é realmente um combustível precioso para essa pessoa. Qualquer coisa que você faça ou diga quando irritado(a) será repetidamente usado contra você. Pessoas difíceis tendem a ter uma excelente memória, e não vão hesitar em usar uma lista quase interminável de queixas do passado contra você. Daqui a cinco anos, você pode ainda ouvir queixas sobre algo que você fale hoje num momento de raiva (algo que você nem sequer disse para com a intenção de ofender ). Esses indivíduos irão agarrar com unhas e dentes qualquer coisa que lhes proporcione a oportunidade de colocar a culpa em você.
  5. 7
    Prepare-se para a projeção. Entenda que você vai ser acusado(a) de parte (ou de todo) deste comportamento. Se a pessoa com quem você está lidando der uma olhada neste texto, ela irá julgar que tudo isso é sobre você. Prepare-se para o fato de que suas falhas e erros serão sempre atribuídas a você.
    • Lembre-se, na mente desse individuo, você está errado(a) em tudo! Ele terá uma fonte inesgotável de argumentos para sustentar isso, e se você cometer o erro de incentivá-lo, ele ficará mais do que feliz em apontar a razão pela qual você é a pessoa difícil, e como é irônico você ter a impressão equivocada do contrário.
  6. Gestão em longo prazo
  1. 1
    Gerencie. Até que o problema esteja terminado, a sua tarefa no relacionamento é a de gerir a pessoa difícil, de modo que ele ou ela cause-lhe menos aborrecimentos.
    • Como gerente, seus melhores recursos são o silêncio (que realmente é ouro, em alguns casos, como este), o humor, e perder toda a esperança de "consertar" a pessoa. Pessoas difíceis não ouvem a razão, elas não são capazes disso (e mesmo se fossem, eles não iriam ouvir).
    • Reconheça que você não pode convencê-las de que elas têm qualquer responsabilidade pelos problemas entre vocês. Elas não reconhecem (ou se o fizeram, não iriam tentar melhorar) as suas falhas, por uma razão muito lógica:elas não têm quaisquer falhas. Você tem que entender e gerenciar essa mentalidade sem lançar culpa e sem ceder à ira. É muito mais fácil falar do que fazer, e você vai escorregar de vez em quando, mas como o tempo, você vai se tornar bom nisso.
  2. 2
    Considere o fato que isso pode ser uma questão de compatibilidade. Às vezes, uma pessoa se dá bem com todo mundo, menos com você. A maioria dos relacionamentos entre as pessoas contém muitas nuances, mas algumas pessoas simplesmente são como óleo e água.
    • É comum ouvir a pessoa falar "Todo mundo gosta de mim." Esta é uma tentativa de transferir a culpa para você, portanto, não dê ouvidos. Não importa como esta pessoa interage com os outros. O fato é, a forma como vocês dois interagem é terrível. Lembre-se que a culpa nunca muda os fatos.
  3. Não fique encurralado. Evite um "mano-a-mano" com este tipo de pessoa, ativamente, em outras palavras, quando você vê-la chegando para encurralá-lo(a), sugira, e depois exija, que pelo menos uma terceira pessoa esteja presente. Isso muitas vezes frustra os planos da pessoa, e uma reação típica será de, unilateralmente, decidir que "não precisamos de mais ninguém". Você está perfeitamente no direito de querer uma terceira parte para ajudá-lo nesse situação, portanto, insista nisso. Valentões nunca são tão valentes diante de uma multidão.
  1. 4
    Proteja a sua autoestima. Se você tem contatos regulares com alguém que tenta descrevê-lo(a) como a fonte de todo o mal, é preciso tomar medidas reais para manter uma autoimagem positiva.
    • Lembre-se que a opinião dessa pessoa não é necessariamente a verdade. Entenda que, muitas vezes, pessoas difíceis não tem um senso de realidade sobre elas mesmas.
    • Se os ataques têm pouco fundamento, ignore-os. Você não pode ser tão ruim quanto essa pessoa gostaria que você acreditasse. No entanto, não se defenda em voz alta, isso só vai fazer com que a pessoa comece um ataque.
  1. 5
    Prepare-se para se separar. Entenda que, eventualmente, você vai ter que criar uma distância entre você e a pessoa difícil. Se ela for um amigo, um membro da família, um pai, até mesmo o cônjuge, a hora de separar acabará por se manifestar. Manter um relacionamento com tal pessoa é, literalmente, impossível.
    • Se você não pode (ou não quer) se separar fisicamente, separe-se mentalmente. Em sua mente, você já deixou o relacionamento. A única coisa que resta a fazer é esperar a realidade física para refletir esse fato.
  1. 6
    Evite adquirir certos hábitos da pessoa difícil. Se você não tiver cuidado, você pode encontrar-se adotando grande parte do comportamento do ofensor, ainda que involuntariamente. Descarte inteiramente a culpa entendendo que esta é simplesmente a maneira que a outra pessoa é. Essas coisas definem as ações da pessoa, e nada do que você faça pode mudar isso.
  2. 7
    Proteja sua privacidade. Pessoas difíceis usarão qualquer informação sobre sua vida pessoal, mesmo as mais insignificantes, como um trunfo contra você. Elas podem distorcer os fatos para outras pessoas (especialmente para amigos em comum) de um simples comentário que você fez durante o almoço. Tenha em mente que elas são especialistas em manipulação, e são muito boas em fazer você falar sobre a sua vida.
    • Esses indivíduos são bons em parecer normal, e a menos que você esteja bem consciente de quem você é e onde você está em relação à “ligeira” loucura desta pessoa, haverá momentos em que você pode pensar: "Ei, ela não é tão ruim assim. Eu acho que posso dizer a ela o que eu andei fazendo ultimamente..." Grande erro! Isto será usado contra você quando você menos esperar, da forma mais suja e manipuladora possível. Fatos compartilhados em confiança no final do expediente entre vocês dois podem ser utilizados de uma forma cruel na frente de todos os colegas de trabalho em um momento em que a pessoa difícil precisar estar no topo da situação. Ela não poupará informações para provar aos outros o quão bem ela lhe conhece, e por isso saber qual a melhor maneira de "lidar" com você.
8
Seja o oposto: uma pessoa fácil. Seja um exemplo de tolerância, paciência, humildade, e até mesmo bondade (por mais difícil que possa ser).
  • Nós todos somos influenciados pelas pessoas em nosso meio ambiente – ninguém tem que ser perfeito o tempo todo. Demonstre respeito, pois você é humano. Se você não receber respeito, isso é- infelizmente - o problema da outra pessoa. Compreenda para ser compreendido. Em última análise, este tipo de comportamento é provavelmente a única coisa que poderia afetar as pessoas. Elas não podem mudar em tudo, mas você pode, com certeza, esperar uma pequena mudança.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário